Mestrados

Educação Pré-Escolar

Fernando Pessoa escreveu que “o melhor do mundo são as crianças”; favorecer um ambiente de elevada qualidade para crianças dos 0 aos 6 anos, implica uma formação que reconhece a importância da relação, dos cuidados e educação, da capacidade de ir ao encontro dos interesses e necessidades das crianças.

Sobre o Curso

Este Mestrado promove nos estudantes uma atitude investigativa e reflexiva, que permite partir de situações concretas da prática educativa para a procura de respostas apoiadas nos modelos teóricos e na investigação mais recente. A par, fomenta o desenvolvimento de aptidões relacionais essenciais a um Educador de Infância e uma formação que respeita e valoriza a heterogeneidade de características e necessidades das crianças.

Este é um dos cursos nascidos da parceria entre o Ispa e a ESEI Maria Ulrich (2014-2020), criando-se uma oferta formativa que reúne os saberes das duas instituições, ampliando-os e fortalecendo-os. A formação proporcionada valoriza especialmente o diálogo entre a teoria e a prática, sendo que esta última surge através de dois estágios curriculares: o primeiro em Creche e o segundo em Jardim de Infância, num grande leque de instituições parceiras, públicas e privadas, com quem o Ispa tem acordos estabelecidos.

NOTA: Este ciclo de estudos habilita para a prática profissional como educador/a de infância.

Duração do Curso

O Curso tem a duração de 3 semestres letivos, num total de 90 ECTS.

Objetivos do curso

  • Formar educadoras/es de infância capazes de uma atitude investigativa e reflexiva, que parta de situações concretas da prática educativa, e que procure respostas com sustentação em referenciais de investigação e teóricos atuais;
  • Desenvolver aptidões relacionais essenciais a um educador de infância;
  • Aceder a uma formação que respeita e valoriza a diversidade e a heterogeneidade de características e necessidades dos alunos;
  • Fornecer conhecimentos sobre o desenvolvimento para que, na intervenção pedagógica, seja possível compreender cada criança e proporcionar o suporte necessário para o seu desenvolvimento em segurança, aprendizagem, criatividade e autonomia.

Saídas profissionais

Focados primariamente para uma carreira de docência no ensino pré-escolar, os alunos diplomados deste Mestrado podem trabalhar em:

  • Creches e Jardins de Infância (públicos e privados);
  • Centros de ocupação de tempos livres (ATLs);
  • Divisões educativas de autarquias;
  • Instituições de solidariedade social;
  • Organizações Não-Governamentais;
  • Centros culturais e museus;
  • Bibliotecas e ludotecas;
  • Investigação.

Plano de estudos

Ingresso

Para se candidatar a este Mestrado é necessário possuir os seguintes pré-requisitos:

  • Licenciatura em Educação Básica;
  • Aprovação numa prova de domínio escrito e oral da Língua Portuguesa.

Horário

Diurno e/ou Pós-Laboral.

Propina

3.775 € (valor anual com possibilidade de fracionar em 11 prestações)

Consulte os editais e regulamentos.

Estágios

O Ispa tem protocolos de estágios com centenas de instituições relevantes, públicas e privadas, para a realização dos estágios curriculares dos seus alunos.

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Bolsas

O Ispa premeia, através de bolsas, os alunos que se distingam pelo seu mérito académico (atribuídas mediante a média de candidatura ou do curso que frequentam).

A par da distinção do mérito, é também objetivo do Ispa promover a justiça e a responsabilidade social, pelo que os alunos em situação de fragilidade económica podem ter acesso a diversas bolsas que funcionam como apoios económicos e sociais.

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Experiência Internacional

A cooperação internacional sempre foi uma marca identitária do Ispa, que há mais de 30 anos oferece aos seus alunos a possibilidade de uma experiência além-fronteiras. Seja ao abrigo do programa Erasmus+ (para a Europa) ou em programas extra comunitários (para o Brasil, por exemplo), são mais de 40 as universidades parceiras que o aluno poderá escolher.

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Acreditação

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) NCE/14/00921.

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série).