Mestrados

Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Fernando Pessoa escreveu que “o melhor do mundo são as crianças”; favorecer um ambiente de elevada qualidade para crianças dos 0 aos 10, implica uma formação que reconhece a importância da relação, dos cuidados e educação, da capacidade de ir ao encontro dos interesses e necessidades das crianças.

Sobre o Curso

Este Mestrado forma profissionais preparados para serem Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico competentes e autónomos, capazes de uma intervenção consistente com uma cidadania consciente e ativa. 

O curso oferece uma sólida formação nas áreas científica, social, cultural e ética, em todas as dimensões consideradas relevantes para o desenvolvimento global e harmonioso da criança. São promovidos conhecimentos sobre a aprendizagem, com o objetivo de compreender cada criança e proporcionar o suporte necessário para promover o seu crescimento e autonomia. O mestrado valoriza um percurso de continuidade nas transições – nomeadamente, entre pré-escolar e a escolaridade obrigatória – sustentado na valorização e respeito da criança como sujeito e agente do processo educativo. 

Este é um dos cursos nascidos da parceria entre o Ispa e a ESEI Maria Ulrich (2014-2020), criando-se uma oferta formativa que reúne os saberes das duas instituições, ampliando-os e fortalecendo-os. A prática está intimamente articulada com a formação académica, com um estágio curricular em cada ano, cobrindo a realidade e as experiências do Jardim de Infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico, num grande leque de instituições parceiras, públicas e privadas, com quem o Ispa tem acordos estabelecidos.  

NOTA: Este ciclo de estudos habilita para a prática profissional como educador/a de infância e professor do 1º ciclo do Ensino Básico. 

Duração do Curso

O Curso tem a duração de 4 semestres letivos, num total de 120 ECTS.

Objetivos do curso

  • Formar profissionais de educação qualificados e autónomos no exercício da educação Pré-escolar e do ensino de 1.º Ciclo do Ensino Básico, através de uma intervenção profissional consistente com uma cidadania consciente e ativa;
  • Fornecer uma sólida formação nas áreas científicas, social, cultural e ética, nas dimensões consideradas relevantes para o desenvolvimento global e harmonioso da criança e para a construção de aprendizagens de base completas e significativas;
  • Transmitir conhecimentos sobre as etapas de crescimento infantil com o objetivo de compreender cada criança e proporcionar o suporte necessário para o seu desenvolvimento em segurança, aprendizagem, criatividade e autonomia.

Saídas profissionais

Os diplomados deste Mestrado podem trabalhar em:

  • Escolas e jardins de infância (públicos e privados);
  • Divisões educativas de autarquias;
  • Instituições de solidariedade social;
  • Organizações Não-Governamentais;
  • Centros culturais e museus;
  • Bibliotecas e ludotecas;
  • Investigação.

Os diplomados com este Mestrado têm acesso às carreiras de docência no Ensino Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, tanto em estabelecimentos de ensino púbicos como privados, e ainda ao acesso à carreira de técnico superior, ou equivalente, em contextos tão diversos quanto centros culturais, museus, bibliotecas, ludotecas, divisões educativas de Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, instituições de solidariedade social, etc.

Plano de estudos

Unidade Curricular
ECTS
18
4,5
4,5
Opcional 1
3
Opcionais – 2º Semestre
ECTS
3
Infância no Mundo Contemporâneo
3
3
Afeto e Desenvolvimento
3
Unidade Curricular
ECTS
Temas Aprofundados de Português e Matemática
6
3
Opcional 2
3
4,5
Didática do Estudo do Meio no 1.ºCEB
4,5
4,5
4,5
Unidade Curricular
ECTS
3
3
Unidade Curricular
ECTS
Seminário de Intervenção e Investigação Educacional
4,5
Prática Supervisionada em 1.ºCEB
19,5
6

Ingresso

Para se candidatar a este Mestrado é necessário possuir os seguintes pré-requisitos:

  • Licenciatura em Educação Básica;
  • Aprovação numa prova de domínio escrito e oral da Língua Portuguesa.

Horário

Diurno.

Propina

3.775 € (valor anual com possibilidade de fracionar em 11 prestações)

Consulte os editais e regulamentos.

Estágios

O Ispa tem protocolos de estágios com centenas de instituições relevantes, públicas e privadas, para a realização dos estágios curriculares dos seus alunos.

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Bolsas

O Ispa premeia, através de bolsas, os alunos que se distingam pelo seu mérito académico (atribuídas mediante a média de candidatura ou do curso que frequentam).

A par da distinção do mérito, é também objetivo do Ispa promover a justiça e a responsabilidade social, pelo que os alunos em situação de fragilidade económica podem ter acesso a diversas bolsas que funcionam como apoios económicos e sociais.

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Experiência Internacional

A cooperação internacional sempre foi uma marca identitária do Ispa, que há mais de 30 anos oferece aos seus alunos a possibilidade de uma experiência além-fronteiras. Seja ao abrigo do programa Erasmus+ (para a Europa) ou em programas extracomunitários (para o Brasil, por exemplo), são mais de 40 as universidades parceiras que o aluno poderá escolher.

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Acreditação

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) NCE/14/00926.

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série).