Licenciaturas

Educação Básica

Educar: uma paixão, uma missão. Hoje sabemos que os primeiros anos de vida são determinantes no desenvolvimento da criança e que as vivências em Educação Pré-escolar e nos primeiros ciclos de Ensino são cruciais para na construção da criança em toda a sua plenitude.

Sobre o Curso

A Licenciatura em Educação Básica do Ispa combina conhecimentos multidisciplinares teórico-práticos atuais com estágios curriculares em todos os anos do curso. Esta consistente e equilibrada formação, aliada a hábitos de trabalho rigorosos no domínio da investigação e planeamento educacional, permitem estabelecer a base de formação para futuros/as Educadores e Professores.

Este é um dos cursos nascidos da parceria entre o Ispa e a ESEI Maria Ulrich (2014-2020), criando-se uma oferta formativa que reúne os saberes das duas instituições, ampliando-os e fortalecendo-os.

NOTA: Esta Licenciatura é a primeira etapa para a profissionalização como Educador/a de Infância e Professor/a do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.

Duração do Curso

O Ciclo de Estudos tem a duração de 3 anos (6 semestres) letivos, num total de 180 ECTS.

Objetivos do curso

  • Formar estudantes capazes de fundamentar as suas opções pedagógicas em projetos de ensino-aprendizagem, mobilizando conhecimentos sobre modelos pedagógicos de referência na educação básica e sobre as principais etapas do desenvolvimento e características de aprendizagem das crianças;
  • Proporcionar competências aprofundadas sobre os fundamentos das áreas disciplinares essenciais à educação básica: Português, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Expressões;
  • Fomentar a interpretação de dados recolhidos através de métodos rigorosos e éticos sobre os contextos educativos, as dinâmicas pedagógicas e sobre as crianças;
  • Propor estratégias de articulação entre diferentes contextos educativos e níveis de ensino, facilitando a comunicação entre parceiros, a transição e a articulação curricular horizontal e vertical;
  • Promover a colaboração do estudante na conceção, implementação e avaliação de planos de intervenção pedagógica adequados às crianças e aos contextos formais e informais, integrando-se no trabalho de equipas educativas e respeitando os documentos curriculares de suporte.
  • Garantir uma formação de base sólida nas vertentes científica, cultural, ética e social para que o estudante saiba refletir e responder, de forma competente e inovadora, aos desafios educativos do seu tempo.

Saídas profissionais

Os licenciados em Educação Básica adquirem, neste curso, formação qualificada que permite a sua intervenção profissional em funções de apoio e acompanhamento em diversos contextos:

  • Creches e jardins de infância
  • Centros de ocupação de tempos livres (ATLs)
  • Escolas e colégios
  • Divisões educativas de autarquias locais
  • Instituições de solidariedade social
  • Centros culturais, museus
  • Bibliotecas e ludotecas

A Licenciatura em Educação Básica permite continuar a formação superior para o nível de Mestrado e consequente acesso à carreira de docência do Ensino Pré-Escolar ou Básico.

Plano de estudos

Provas de ingresso

  • Matemática Aplicada às Ciências Sociais e Português ou
  • Matemática e Português ou
  • Matemática A e Português.

Horário

Diurno.

Propina

3.775 € (valor anual com possibilidade de fracionar em 11 prestações)

Consulte os editais e regulamentos.

Bolsas

O Ispa premeia, através de bolsas, os alunos que se distingam pelo seu mérito académico (atribuídas mediante a média de candidatura ou do curso que frequentam).

A par da distinção do mérito, é também objetivo do Ispa promover a justiça e a responsabilidade social, pelo que os alunos em situação de fragilidade económica podem ter acesso a diversas bolsas que funcionam como apoios económicos e sociais.

Saber mais

Experiência internacional

A cooperação internacional sempre foi uma marca identitária do Ispa, que há mais de 30 anos oferece aos seus alunos a possibilidade de uma experiência além-fronteiras. Seja ao abrigo do programa Erasmus+ (para a Europa) ou em programas extracomunitários (para o Brasil, por exemplo), são mais de 40 as universidades parceiras que o aluno poderá escolher.

Saber mais

Acreditação

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) NCE/14/00916.

Plano de estudos (DR 2ª série).