A garantia de qualidade é central na atividade institucional, tendo sido sempre esta a linha de força da matriz identitária do Ispa contribuindo decisivamente para a sua afirmação, projeção e representação social.
A adoção de políticas institucionais para a qualidade e a definição dos respetivos planos operacionais têm vindo a ganhar relevância crescente nas orientações estratégicas das instituições de ensino superior sendo claramente explicitadas no atual quadro jurídico e normativo nacional e nos padrões europeus.
Em setembro de 2010 o Ispa iniciou o projeto de implementação do seu sistema formal de garantia de qualidade nas principais vertentes da dimensão universitária: o Ensino, a Investigação e a Extensão Universitária.
Este projeto está naturalmente ancorado nos European Standards and Guidelines (ESG) e desenvolve-se em três vetores essenciais:
O Manual da Qualidade, o Plano da Qualidade e o Manual de Processos (MP) constituem o suporte documental do Sistema Interno de Garantia de Qualidade (SIGQ).
Enquanto no MQ se apresentam as formas de organização e funcionamento do sistema, o PQ está associado à estratégia institucional apresentando o respetivo plano de ação para um determinado horizonte temporal.
O SIGQ tem por referência os padrões europeus, as determinações do RJIES a as orientações das entidades nacionais e internacionais de avaliação e certificação.