Declaração de Política Erasmus

O desenvolvimento da cooperação internacional tem sido uma das linhas orientadoras da estratégia de desenvolvimento do ISPA e uma característica distintiva na sua matriz identitária promovendo programas de estudos e atividades de reconhecida relevância nos planos científico e cultural com algumas das melhores instituições universitárias internacionais de referência e entidades da Sociedade Civil.

Este ensejo concretizou-se na promoção da cooperação internacional no âmbito do ensino e da investigação; no suporte à formação em contexto internacional quer do corpo discente quer do corpo docente e técnico; e na integração na comunidade académica de docentes e estudantes estrangeiros.

Conscientes que a dimensão do ISPA obriga a uma centração da estratégia de internacionalização num número limitado de parceiros estratégicos e de alianças com parceiros internacionais, o Programa Erasmus foi e continua a ser um dos elementos fundamentais para um movimento de abertura da Escola ao exterior, que passa pela mobilização de toda a comunidade académica, integrando o investimento do corpo docente e investigadores, a formação complementar do corpo técnico e a disponibilidade dos estudantes para corresponder às necessidade de um público diferenciado: os parceiros Erasmus +.

Importa aqui referir que a estratégia de internacionalização do ISPA no contexto do Erasmus + não se cinge à mobilidade académica, sendo esta um elemento catalisador no desenvolvimento de colaborações mais estreitas a nível da investigação e na modernização e qualidade do ensino superior. Parcerias entre instituições, ao nível departamental ou entre investigadores, são proporcionadas e incentivadas através da partilha de interesses académicos e de investigação e intervenção e centram-se na geração de resultados sustentáveis quer ao nível académico, ao nível da produção científica e da disseminação de boas práticas, culminando, naturalmente, em processos de aprendizagem de elevada qualidade.

Desta forma, são promovidas as oportunidades de criação de contextos cada vez mais diversamente ricos que conduzem a construção de uma identidade europeia cada vez mais robusta. É precisamente neste processo de desenvolvimento, que, uma vez mais, os objetivos do Erasmus + e os valores do ISPA se aproximam:

a) Pensamento crítico – promovendo a partilha de conhecimento científico onde radica uma consciência crítica que forme cidadãos interventivos capazes de agir de forma ética e socialmente responsável em democracia e num contexto diversificado;
b) Excelência – desenvolvimento de padrões de exigência, de rigor e de profissionalismo, sustentados na adoção e partilhas das melhores práticas;
c) Inovação – Incentivando a criatividade e uma postura proactiva na construção do conhecimento, particularmente nos processos de ensino aprendizagem, mas também no suporte a oportunidades de empreendedorismo, particularmente dos estudantes;
d) Humanismo – adotando uma cultura que assenta no respeito pela pessoa humana nas suas múltiplas facetas, no reconhecimento do direito à diferença e na igualdade de oportunidades;
e) Solidariedade – Desenvolvimento de um sentido de justiça e de responsabilidade social e da sua prática.

Para a concretização destes valores, o ISPA aposta:

  • Na disponibilização de oferta formativa elaborada considerando critérios internacionalmente definidos que permitem o reconhecimento mútuo das qualificações e dos períodos de aprendizagem no estrangeiro concluídos noutras universidades;
  • No rigor com que é realizada a avaliação (interna e externa) de todos os intervenientes nos processos de ensino aprendizagem, de investigação e de intervenção;
  • No suporte a iniciativas de empreendedorismo e de inovação (nomeadamente através da utilização de estratégias sustentadas nas tecnologias no âmbito do processo de ensino aprendizagem, mas também na desmaterialização de processos administrativos);
  • Na criação de contextos em que estudantes, nomeadamente os estudantes em mobilidade Erasmus+, podem fazer parte de uma política de intervenção social e comunitária relevante, permanente e diversificada, concretizando assim o desenvolvimento de um espírito humanista e solidário.