O seu browser não suporta JavaScript! Educação Pré-Escolar | ISPA – Instituto Universitário
PT

Educação Pré-Escolar

Apresentação do Curso

Este Mestrado tem como objetivo formar educadoras/es de infância capazes de uma atitude investigativa e reflexiva, que parta de situações concretas da prática educativa, e que procure respostas com sustentação em referenciais de investigação e teóricos atuais. Irás desenvolver aptidões relacionais essenciais a um educador de infância, bem como ter acesso a uma formação que respeita e valoriza a diversidade e a heterogeneidade de características e necessidades dos alunos.

 

Este curso nasceu de uma parceria entre o ISPA e a ESEI Maria Ulrich (2014-2020), criando-se uma oferta formativa que procurou reunir os saberes das duas instituições, ampliando-os e fortalecendo-os. A formação proporcionada valoriza especialmente o diálogo entre a formação teórica e a prática, facilitando que a reflexão frutifique na construção consistente do/a futuro/a profissional de educação.

 

No final deste Mestrado terás conhecimentos sobre o desenvolvimento e aprendizagem de modo a que na intervenção pedagógica consigas compreender cada criança e possas proporcionar o suporte e a segurança necessários para promover a sua autonomia e desenvolvimento.

 

Este Mestrado é profissionalizante e habilita para a docência como educador/a de infância.

 

Direcção do Curso

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O Curso tem a duração de 3 semestres letivos, num total de 90 ECTS.

 

A conclusão deste Ciclo de Estudos confere o grau de Mestre em Educação Pré-Escolar.

 

Processo (A3ES) NCE/14/00921 

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série)

Destinatários

Para se candidatar a este Mestrado é necessário possuir os seguintes pré-requisitos: 
- Licenciatura em Educação Básica. 
- Aprovação numa prova de domínio escrito e oral da Língua Portuguesa.

Porquê estudar no ISPA?

Ao longo dos seus mais de 50 anos de História, o ISPA afirmou-se nas áreas da psicologia da educação e do desenvolvimento e na formação contínua de profissionais de educação, e é reconhecido, nacional e internacionalmente, pela qualidade e diversidade da sua oferta formativa e pela atividade científica no domínio da educação, das ciências psicológicas e do comportamento.

 

Para além disso, para a identidade formativa neste Mestrado, contribuiu significativamente a perspetiva da ESEI Maria Ulrich baseada: na relação como base para o diálogo e a construção de um profissional reflexivo e crítico; numa conceção holística do projeto formativo aliando competências técnicas e desenvolvimento pessoal; e na importância das expressões e da ludicidade no processo formativo e na ação pedagógica.


A diversidade e experiência do corpo docente introduzem uma marca identitária a esta formação, assegurando um processo formativo de qualidade, fundamentado na investigação e no conhecimento e compreensão da realidade dos contextos educativos.


O ISPA possui um conjunto de estruturas que apoiam a formação onde destacamos espaços multifuncionais e laboratórios; portal académico que permite aceder a um conjunto de ferramentas; Centro de Documentação onde, para além de livros, disponibiliza acesso a bases de dados internacionais; e um Centro de Investigação em Educação (CIE-ISPA) que organiza e participa regularmente em conferências, a que os estudantes têm acesso privilegiado.


Existem protocolos de intercâmbios de estudantes que permitem a obtenção de créditos e/ou a realização de trabalhos de investigação noutras universidades europeias, ao abrigo do programa ERASMUS.

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Contatos

Mais Informações

E-mail para mais informações