O Professor Carlos Lopes foi homenageado pela Rede SciELO, que comemora este ano um quarto de século. O Professor do Ispa – Instituto Universitário recebeu o reconhecimento pois foi “um dos membros mais participativos do Comité Consultivo e teve um papel importante na divulgação do projeto a nível nacional” pode ler-se no sítio da organização.
A comemorar 25 anos de existência, a Rede SciELO teve uma semana repleta de eventos que incluíram conferências, seminários e homenagens. O SciELO Brasil preparou uma sessão de reconhecimento/homenagem às entidades, investigadores, gestores de ciência, profissionais, entre outros, que contribuíram para o desenvolvimento das coleções da Rede SciELO em diversos países.
De acordo com a organização, a Scientific Electronic Library Online – SciELO está presente em Portugal desde 2005, inicialmente sob a gestão da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC). Em 2018, inicia-se um processo de transferência desta gestão para a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), um processo concluído em 2021.
Em Portugal, as homenagens recaíram sobre Cristiana Agapito, antiga coordenadora da SciELO Portugal, Rui Santos, ex-vice-presidente do então Observatório da Ciência e Tecnologia, e Carlos Lopes, ex-membro do Comité Consultivo da SciELO Portugal.
Enquanto membro do Comité Consultivo da SciELO Portugal (2006-2017), [Carlos Lopes] foi um dos membros mais participativos do Comité Consultivo e teve um papel importante na divulgação do projeto a nível nacional. Colaborou ainda com a equipa SciELO na organização da 1º Conferência SciELO Portugal, em 2006, tendo sido o anfitrião do evento que decorreu no Ispa.
SciELO.org
Sobre a SciELO Portugal
A Scientific Electronic Library Online – SciELO é uma biblioteca eletrónica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos iberoamericanos.
A SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. A partir de 2002, o Projeto conta com o apoio do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
O Projeto tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrónico.
Com o avanço das atividades do projeto, novos títulos de periódicos são incorporados à coleção da biblioteca.
Fonte: https://scielo.pt/