Notícias

Novo paradigma em Saúde Mental discutido em conferência no Ispa

13 de Julho, 2023

Cláudio Carmona; Catarina Rodrigues; Celia Morgan

A investigadora Celia Morgan, uma das mais respeitadas investigadoras na área das terapias psicadélicas e investigadora principal no Exeter College, apresentou no Ispa – Instituto Universitário os resultados dos seus estudos sobre o impacto da utilização terapia assistida por cetamina no âmbito da Saúde Mental.

Na conferência “Terapia Assistida por Cetamina – Uma Mudança de Paradigma na Saúde Mental”, a especialista explicou o potencial transformador dos psicadélicos e as evidências científicas que apoiam o papel terapêutico da cetamina em problemas no âmbito da saúde mental.

A robustez da sustentação científica da Terapia Assistida por Cetamina, que foi evidenciada na apresentação da Prof. Celia Morgan, e a disseminação desta abordagem terapêutica por um número significativo de países, estão na génese da parceria agora estabelecida entre o Ispa e a The Clinic of Change.

Para Catarina Rodrigues, Diretora Executiva do Ispa, esta é mais uma oportunidade de o Ispa “continuar, tal como tem feito ao longo dos seus 60 anos de existência, na linha da frente na investigação e intervenção no âmbito da saúde mental”.

Celia Morgan

Segundo a investigadora Celia Morgan, em relação a algumas problemáticas específicas, os tratamentos tradicionais de saúde mental têm registado taxas de sucesso limitadas, levando à necessidade de abordagens terapêuticas revolucionárias. “As substâncias psicadélicas, outrora estigmatizadas, estão agora a experimentar um ressurgimento de interesse assumindo-se agora como potenciais agentes de mudança nos cuidados de saúde mental.”

A cetamina tem registado um interesse particular pelos efeitos rápidos e transformadores em várias problemáticas de saúde mental e tem revelado resultados promissores, nomeadamente no tratamento do abuso de substâncias, depressão, ansiedade e perturbação de stress pós-traumático, mesmo em casos resistentes aos tratamentos convencionais.

Durante esta apresentação, a investigadora abordou os mecanismos neurobiológicos subjacentes à ação da cetamina, as diferenças em relação a outro tio de terapêuticas, e apresentou as duas primeiras fases do estudo feito com pacientes com problemas de alcoolismo.

Num debate muito participado, a investigadora abordou também as implicações éticas e os potenciais riscos associados à terapia assistida por cetamina e explicou os procedimentos em curso para otimizar os protocolos de tratamento, minimizar os potenciais efeitos adversos e garantir uma utilização responsável da intervenção inovadora com recurso às substâncias psicadélicas.

Ispa e The Clinic of Change assinam protocolo de cooperação

O Ispa – Instituto Universitário assinou, a 12 de julho, um protocolo de cooperação com a The Clinic of Change, um acordo inovador que visa o desenvolvimento de uma colaboração científica, técnica e humana, com efetiva produção e capacitação académica.

Soraia Rodrigues; Cláudio Carmona

A cooperação entre o Ispa e a The Clinic of Change tem o objetivo de promover encontros científicos e/ou ações de formação conjuntas; trocar informação e comunicação de documentos; desenvolver programas de intercâmbio nas áreas técnicas, científica e cultural; realizar estudos, pesquisas ou atividades de ensino e investigação científica; e ainda efetivar o aproveitamento recíproco das respectivas potencialidades científicas, técnicas e humanas para a realização de estágios curriculares no âmbito da frequência de programas de estudo ministrados pelo Ispa.

A The Clinic of Change é a primeira clínica em Portugal, através de parceria internacional com a Awakn Life Sciences, de psicoterapia assistida por cetamina, uma forma de terapia assistida por psicadélicos; uma terapêutica inovadora em Saúde Mental com evidência sólida de eficácia e segurança no tratamento de alguns dos maiores flagelos de Saúde do século XXI: depressão, ansiedade, burnout ou esgotamento, stress pós-traumático, distúrbios alimentares e vários tipos de adição, nomeadamente o alcoolismo.

Esta proposta inovadora para o tratamento de diversas patologias, que combina sessões de psicoterapia com administração de cetamina, assume-se com um novo paradigma de Saúde Mental.

O Ispa é há 60 anos pioneiro no ensino e investigação da Psicologia em Portugal. Associa-se agora à The Clinic of Change, também ela pioneira na psicoterapia assistida por psicadélicos, num projeto que pretende promover a investigação neste domínio.

Foi por isso um privilégio para o Ispa receber a Professora Celia Morgan, da Universidade de Exeter, autora de inúmeras publicações sobre os potenciais usos terapêuticos da cetamina na saúde mental.

“O protocolo entre a The Clinic of Change e o Ispa – Instituto Universitário permite desenhar um caminho sólido para Portugal de aproximação entre a academia e a investigação à psicoterapia assistida por psicadélicos, em particular a cetamina”, defende o diretor geral da The Clinic of Change, Cláudio Carmona.

Num mundo em que quase um mil milhão de pessoas vive com algum tipo de perturbação mental e num país, como Portugal, que é o segundo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) com maior consumo de antidepressivos per capita, a psicoterapia assistida por cetamina surge como a maior revolução de Saúde Mental nos últimos 100 anos.

Outras notícias

ver todas