Notícias

José Morgado

15 de Junho, 2020

“A última aula”

O Professor José Morgado e o ISPA conhecem-se há 47 anos. No passado dia 1 de junho, deu a sua última aula enquanto professor a tempo inteiro. Continuará por cá, mas em jeito de despedida, dedica o texto abaixo a toda a comunidade Ispiana.

“Dado que a partir de 1 de Junho a minha situação profissional se alterou, passei à situação de aposentado, umas notas telegráficas sobre a minha relação com o ISPA – Instituto Universitário, Instituto Superior de Psicologia Aplicada quando entrei como estudante em 1973 frequentando ainda as instalações no Bairro Alto.

O ISPA, desculpem, vou usar esta designação, era na altura a única escola de formação de psicólogos em Portugal e comecei o percurso de estudante já com intenção de seguir uma via ligada à educação e ao trabalho com a diferença em crianças e jovens. Na altura a formação do ISPA com saída para a educação era definida por Psicopedagogia.

Depois de terminar o curso em 1979, já nas instalações da Feira Popular e marcado por professores que vieram tornar-se meus Mestres durante o meu trajecto profissional, iniciei a carreira na Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Lisboa, passei pelo Ministério da Educação, áreas de educação especial e orientação educativa onde acompanhei a criação dos Serviços de Psicologia e Orientação e fui seguindo as muitas iniciativas científicas do ISPA sempre com a presença de nomes de referência no universo da Psicologia.

Em 1991, ainda no Ministério da Educação, comecei a leccionar no ISPA uma Unidade Curricular, associada ao meu trajecto, Psicopedagogia Especial, e em 1994 ingressei em regime de exclusividade no ISPA, leccionando em Lisboa e em Beja.

Já como docente realizei o mestrado em Psicologia Educacional no ISPA e o Doutoramento em Estudos da Criança na Universidade do Minho.

Aquilo que mais me marcou em todos estes anos, para além da qualidade académica e científica de uma instituição de referência, está associado ao ambiente e à relação na comunidade ispiana. Sempre encontrei na relação com alunos e ex-alunos, colegas e funcionários uma empatia, cooperação e disponibilidade que registo. A escala da nossa escola, apesar do seu crescimento, contribuiu para manter esta relação de proximidade entre colegas e técnicos e com os alunos, mas é algo que tem perdurado.

Por dever de afecto e respeito uma referência e um agradecimento reconhecido a todos os Colegas que estão e foram passando pelo agora designado Departamento de Psicologia da Educação, fizeram de mim melhor pessoa e melhor profissional.

Não é fácil, fechar um ciclo, mas é com muito orgulho que olho para estes 47 anos de relação com o ISPA. É uma viagem que não termina, continuarei a colaborar mais algum tempo ainda que de forma mais reduzida com a minha escola, com a nossa escola.

Vamo-nos encontrar por aí.”

José Morgado

Outras notícias

ver todas