Notícias

Ispa apresenta projetos ambientais no Sónar+D

10 de Abril, 2022

O Ispa esteve presente no Sónar+D, um congresso internacional do Sónar Festival que reúne ícones da transformação digital da indústria criativa, nos dias 8, 9 e 10 de abril, onde apresentou projetos que utilizam diferentes tecnologias com objetivos ambientais, nomeadamente, o BiodivAMP, o INFORBIOMARES e o Talking Fish.

O projeto BioDivAMP procura desenvolver ferramentas para ajudar a monitorizar e proteger a biodiversidade em Áreas Marinhas Protegidas (AMPs) ao longo da costa portuguesa. Ter AMPs eficientes pode ser o primeiro passo para proteger a biodiversidade e uma arma eficaz no combate às alterações climáticas.

Por sua vez, o projeto INFORBIOMARES tem por objetivo organizar um sistema de informação e monitorização que permita responder às necessidades de avaliação da conservação e medidas de gestão e ordenamento da biodiversidade na área marinha protegida do Parque Natural da Arrábida. O grande objetivo é proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos.

Já o projeto Talking Fish, que surgiu no seguimento de uma tese de doutoramento sobre a produção de sons de peixes, é uma ferramenta bastante útil para monitorizar áreas marinhas sensíveis, como as AMPs.

No INFORBIOMARES e no Talking Fish foram utilizadas tecnologias de monitorização para estimar indicadores como abundância e biodiversidade, nomeadamente, as BRUVs Baited Remote Underwater Videos. O projeto Talking Fish utiliza ainda técnicas com hidrofones para estudo acústico, enquanto que o BiodivAMP foca-se em amostragens de DNA.

Um agradecimento especial ao Núcleo de estudantes de Biologia do Ispa que ao longo de três dias esteve presente no Hub Criativo do Beato, onde teve a oportunidade de divulgar os projetos expostos, assim como de presenciar a verdadeira essência da investigação científica.

Conheça estes projetos ambientais em:

BiodivAMP
INFORBIOMARES
Talking Fish

Outras notícias

ver todas