Abrindo a porta do seu gabinete, central ao William James Center for Research do ISPA, Gün Semin recebe-nos com um sorriso e pergunta se começaremos pela conversa ou com as fotografias. Sentamo-nos e começamos a falar do prestígio que este prémio traz; para Semin, é especialmente importante porque “até à data todos os galardoados foram não-Europeus à exceção de dois e, desses, um vive nos EUA e o outro viveu durante muito tempo; portanto é de facto excecional que alguém que não tenha trabalhado ou recebido formação lá seja distinguido”. Acrescenta ainda que “é relevante por duas razões: em primeiro, porque é alguém do ISPA a receber esta honra; não necessariamente por ser eu mas pela especial significância para o William James. Em segundo, é um reconhecimento do trabalho que tenho vindo a desenvolver em cognição social desde há muito tempo”.
Diz que já não se lembra quando começou a trabalhar em cognição social mas que esse já não é o seu foco primário; hoje em dia Gün Semin lidera a parte do ISPA num projeto europeu de seis milhões e meio de euros, POTION, e diz que “está a ir muito bem. Não quero parecer extremamente auto-congratulatório mas estamos perfeitos em termos de timings, temos tudo feito e de forma impecável. Isto acontece porque temos objetivos claros, temos uma grande equipa e, enquanto o POTION só começou oficialmente a 01 de janeiro de 2019, o nosso trabalho começou em novembro de 2018 com o processo de recrutamento de pessoal, verificação dos protocolos, aprovação pelo comité de ética… E agora temos alguns resultados que são realmente fascinantes”.
Já recolheram amostras de suor de 120 doadores e têm perguntado como é que se sentem no final de cada sessão de filme (de um total de três por pessoa), para que seja possível medir o sentimento subjetivo de emoção – testar se os filmes têm de facto o efeito pretendido, o que tem acontecido. Gün diz que “o que é interessante é que o medo que os homens sentem quando expostos aos filmes parece estar relacionado com a quantidade de suor que produzem. Por outro lado, há indicadores de uma potencial relação também entre o suor produzido e a felicidade que sentem. Isto tem implicações curiosas na relação entre a perceção pessoal de cada um e as reações que advêm daí”.
Para o futuro, Semin pretende estudar “como é que a comunicação olfativa poderá estar envolvida na experiência de emoções – será potencialmente muito importante para entender como é que estas trabalham. Estamos a tentar desenvolver um modelo teórico para isso, e se o conseguirmos então acredito que teremos alcançado algo relevante”.
Aviso de Abertura do concurso para atribuição de 1 (uma) bolsa de Bolsa de Investigação para Mestre – Ciências Biológicas Concurso (MARE/004/BI/2024) para a atribuição de uma...
A Caixa Geral de Depósitos (CGD), em parceria com a Direção-Geral do Ensino Superior, lançou a 6.ª Edição Prémios “Caixa Mais Mundo” | Programa Caixa Social, que...
Encontra-se aberto o concurso (com a referência: WJCR/005/BI/2024) para atribuição de 1 (uma) bolsa de investigação (BI) no âmbito das atividades de investigação em Psicologia na Unidade...
Está aberto o processo de seleção para a contratação de um Mestre para integrar as atividades de investigação em Psicologia no âmbito do projeto “MISCOR – FAKE...
Este website usa cookies para melhorar a sua experiência e captar dados estatísticos. Pode alterar as suas definições de cookies se pretender. Definições de cookiesACEITAR
Gerir consentimento
Visão geral de privacidade
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes cookies, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem as funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
6 meses
Este cookie é definido pelo Google reCAPTCHA para proteger o site contra consultas de spam em formulários de contato.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 ano
O cookie é definido pelo GDPR cookie consent para guardar as preferências de cookies do utilizador
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 ano
O cookie é definido pelo GDPR cookie consent para guardar as preferências de cookies do utilizador.
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 ano
O cookie é definido pelo GDPR cookie consent para guardar as preferências de cookies do utilizador
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
2 anos
Este cookie é instalado pelo Google Analytics. O cookie é usado para recolher dados sobre o visitante, a sessão e controlar o uso do site para um relatório de análise. Os cookies armazenam informações anonimamente e atribuem um número gerado aleatoriamente para identificar visitantes únicos.
_ga_WG2YD23P7Y
2 anos
Usado pelo Google Analytics para distinguir utilizadores.
_gat_UA-29187932-71
1 minuto
Usado pelo Google Analytics para limitar a taxa de solicitação
_gid
1 dia
Este cookie é instalado pelo Google Analytics. O cookie é usado para armazenar informações de como os visitantes usam um site e ajuda na criação dum relatório analítico sobre o website. Os dados recolhidos incluem o número de visitantes, a fonte de onde vieram e as páginas visitadas de forma anónima.
YSC
seção
Estes cookies são definidos pelo Youtube e são usados para contabilizar o número de visualizações dos vídeos incorporados.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e recolhem informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
IDE
1 ano
Usado pelo Google DoubleClick, armazena informações sobre como o usuário usa o site. Isso é usado para apresentar aos utilizadores anúncios que são relevantes para de acordo com o seu perfil.
test_cookie
15 minutos
Este cookie é definido pelo doubleclick.net. O objetivo é determinar se o browser do utilizador oferece suporte a cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
6 meses
Este cookie é definido pelo Youtube. Usado para recolher informações dos vídeos incorporados do YouTube num site.