Notícias

Ispa atribui Doutoramento Honoris Causa a Maria Emília Brederode Santos

25 de Janeiro, 2023

Na passada quarta-feira (25 de janeiro de 2023), Maria Emília Brederode Santos foi distinguida com a mais elevada distinção académica: o Doutoramento Honoris Causa. Esta atribuição, pela sua imensa contribuição na área da Educação em Portugal, foi dada e reconhecida pelo Ispa – Instituto Universitário, no âmbito das celebrações dos 60 anos da instituição.

Na cerimónia – que teve lugar no Auditório Armando de Castro do Ispa – estiveram presentes amigos, familiares e muitas figuras que fizeram parte do seu percurso. Juntos, vieram aplaudir a homenageda. A sessão foi presidida por Isabel Leal, Reitora do Ispa, e contou com a Alocução do Padrinho José Ornelas.

No seu discurso de agradecimento, Maria Emília Brederode Santos sublinhou “a Educação é uma atividade para o futuro”. Destacando os desafios da nossa época (inteligência artificial, alterações climáticas, alterações demográficas, transformações sociais) e o papel da Educação nesse contexto, referiu “às universidades cabe repensarem o seu papel na sociedade, valorizar o seu contributo na defesa da justiça social e não na legitimação das desigualdades”. No final da sua intervenção, relembrou a frase de Millôr Fernandes: “cultura é aquilo que amplia a nossa ignorância”.

Terminada a cerimónia, seguiu-se um porto de honra na Sala de Docentes do Ispa.

O título honorífico de Doutor Honoris Causa é concedido a personalidades que se tenham destacado pela sua reputação, mérito ou ação na sociedade. Ao longo da sua história, o Ispa atribuiu Doutoramentos Honoris Causa a António Coimbra de Matos e Jerome Seymour Bruner, ambos pelos contributos dados à área da Psicologia. Tendo o Ispa atualmente três áreas de estudo (Psicologia, Biociências e Educação), este é o primeiro Doutoramento Honoris Causa que a instituição atribui a uma personalidade da área da Educação.

Sobre Maria Emília Brederode Santos:

Maria Emília Brederode Santos nasceu em Lisboa em 1942.
Viveu toda a sua infância em Campo de Ourique, numa família com tradição de oposição Republicana.

Breve currículo:

• Mestre em Análise Social pela Boston University (EUA);
• Licenciada em Ciências da Educação pelo Institute de Psychologie e des Sciences de l’Education da Universidade de Genebra, onde também lecionou;
• Condecorada com a Ordem da Instrução Pública – Grau de Grande Oficial (2004);
• Desempenhou várias funções no Conselho Nacional de Educação (Presidente de 2017 a setembro de 2022);
• Foi presidente do Instituto de Inovação Educacional do Ministério da Educação (1997-2002);
• Representante do Ministério da Educação na Comissão Nacional para a Educação e Direitos Humanos no âmbito da celebração do 50º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1998-2004);
• Diretora Pedagógica do Programa Televisivo da Revista Rua Sésamo na RTP (1987-1997).

Com um currículo invejável na área das Ciências da Educação, é também autora de livros, formadora e investigadora.


Vídeo da cerimónia.


Galeria de fotos do evento
Agradecimentos: fotografias © José Narciso

Outras notícias

ver todas