Notícias

Dominar a Inteligência Artificial é determinante

27 de Fevereiro, 2023

A análise de dados e o conhecimento em Inteligência Artificial (IA) é uma competência transversal a quase todas as profissões e quem não a domina vai ser rapidamente ultrapassado, defendeu Manuel Dias, da Microsoft Portugal, durante a segunda sessão do Ciclo de Conferências “As novas profissões em Ciências Cognitivas e do Comportamento”, que ocorreu no Ispa – Instituto Universitário.

A análise de dados é uma competência que está presente no nosso quotidiano e é transversal a quase todas as profissões, – psicologia, advocacia, biologia – pois permite antever a reação humana e sustentar decisões políticas e empresariais, defendeu Manuel Dias. O National Technology Officer da Microsoft Portugal sublinhou ser essencial dominar esta ferramenta para obter mais conhecimento e melhorar a performance operacional. 

O responsável pela implementação do plano tecnológico e de transformação digital das empresas e entidades governamentais defendeu que a grande maioria das pessoas tem um conhecimento básico de como tirar partido da Inteligência Artificial. Ao contrário do que é disseminado pelos media, Manuel Dias não acredita que a IA vá ultrapassar o ser humano. No entanto alerta: “Quem domina estas ferramentas não será substituído, mas quem não domina a Inteligência Artificial provavelmente vai ser substituído por pessoas que tenham um conhecimento minimamente mais aprofundado da Inteligência Artificial de uma forma mais lata à análise de informação”, explica.

Durante a palestra, Manuel Dias, não deixou de abordar um dos assuntos mais comentados dos últimos tempos: o ChatGPT. Um Grande Modelo de Linguagem; uma ferramenta desenvolvida pela OpenAI que consiste num sistema de inteligência artificial capaz de realizar conversas e comunicações a um nível próximo ao humano.

“O ChatGPT não é uma calculadora científica. Se lhe derem uma expressão matemática, vai enganar-se. Não sabe o que é verdade ou mentira, é apenas um algoritmo que gera texto e ainda por cima não revela as fontes”, afirma, alertando: “Esta ferramenta vai mostrar e representar os comportamentos que nós enquanto sociedade temos. Se olhou para a Internet e viu muitos sites com texto racista, provavelmente vai adotar esse comportamento racista”.

Manuel Dias anunciou que a Microsoft já criou alguns filtros para melhorar a ferramenta.

Conferência disponível no canal de Youtube do Ispa.

Outras notícias

ver todas