16 Novembro, 2023
Cavalos-marinhos devolvidos à natureza
Foram devolvidos ao seu habitat natural os cavalos-marinhos resgatados no anopassado na zona do pontão da Trafaria, que ficaram em risco após o colapso daestrutura. Uma operação...
O projeto do Observatório Golfinhos no Tejo, instalado no Centro de Coordenação e Controlo de Tráfego Marítimo e Segurança do Porto de Lisboa (Torre VTS), em Algés, foi ontem oficialmente apresentado. Trata-se de um espaço privilegiado para detetar os golfinhos que visitam o estuário.
Ao longo dos últimos anos, o MARE (Marine and Environmental Sciences Centre) e o Ispa tem vindo a acompanhar com grande interesse os avistamentos de golfinhos no estuário do Tejo e zonas adjacentes.
No âmbito das atividades de investigação em curso, têm sido desenvolvidas iniciativas que visam compreender melhor estas ocorrências, quer com a divulgação e sistematização de avistamentos através de ciência-cidadã e quer com utilização de plataformas de oportunidade para recolha de dados.
O projeto CETASEE Tejo é o ponto de convergência com a iniciativa Golfinhos no Tejo, promovida pela associação ANP|WWF Portugal.
Este novo projeto, que arrancou em 2022, permitirá a recolha e o registo de dados sistemáticos sobre a ocorrência e o padrão de distribuição espácio-temporal dos golfinhos na foz do estuário do Tejo e inclui três eixos, sendo um deles o programa de monitorização a partir de terra, designado como observatório Golfinhos no Tejo.
O projeto CETASEE Tejo engloba ainda um eixo dedicado à acústica passiva, da responsabilidade do MARE-FCUL, e um eixo que inclui um conjunto de censos visuais sazonais, permitindo assim expandir e complementar as atividades de investigação em curso e contribuir para a conservação de cetáceos em Portugal.
A informação recolhida pelas observações no Observatório Golfinhos no Tejo será utilizada no desenvolvimento de teses académicas, artigos científicos e outros trabalhos de divulgação científica, além de servir de base para uma divulgação alargada ao público em geral.
Este projeto decorre em parceria com a APL — Administração do Porto de Lisboa, a ANP|WWF, o MARE — Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e o Ispa.
Mais informações:
ANP|WWF Portugal
MARE
16 Novembro, 2023
Foram devolvidos ao seu habitat natural os cavalos-marinhos resgatados no anopassado na zona do pontão da Trafaria, que ficaram em risco após o colapso daestrutura. Uma operação...
19 Outubro, 2023
A Professora Doutora Maria Gouveia Pereira, Professora Associada do Ispa – Instituto Universitário, prestou provas de Agregação, tendo sido aprovada por unanimidade por um júri de especialistas,...
19 Outubro, 2023
O Ispa – Instituto Universitário realizou um “Encontro de Mentes Criativas, numa reflexão alargada sobre a simbiose entre a arte e a ciência. Durante um dia inteiro,...
13 Outubro, 2023
Maria Olívia Moreira Ribeiro defendeu a tese de Doutoramento, no dia 11 de outubro, intitulada ““I’m a teenager and i feel lonely”: towards identifying the multiple facets and trajectories...