Notícias

Apresentação do Observatório Golfinhos no Tejo

22 de Abril, 2022

O projeto do Observatório Golfinhos no Tejo, instalado no Centro de Coordenação e Controlo de Tráfego Marítimo e Segurança do Porto de Lisboa (Torre VTS), em Algés, foi ontem oficialmente apresentado. Trata-se de um espaço privilegiado para detetar os golfinhos que visitam o estuário.

Ao longo dos últimos anos, o MARE (Marine and Environmental Sciences Centre) e o Ispa tem vindo a acompanhar com grande interesse os avistamentos de golfinhos no estuário do Tejo e zonas adjacentes.

No âmbito das atividades de investigação em curso, têm sido desenvolvidas iniciativas que visam compreender melhor estas ocorrências, quer com a divulgação e sistematização de avistamentos através de ciência-cidadã e quer com utilização de plataformas de oportunidade para recolha de dados.

O projeto CETASEE Tejo é o ponto de convergência com a iniciativa Golfinhos no Tejo, promovida pela associação ANP|WWF Portugal.

Este novo projeto, que arrancou em 2022, permitirá a recolha e o registo de dados sistemáticos sobre a ocorrência e o padrão de distribuição espácio-temporal dos golfinhos na foz do estuário do Tejo e inclui três eixos, sendo um deles o programa de monitorização a partir de terra, designado como observatório Golfinhos no Tejo.

O projeto CETASEE Tejo engloba ainda um eixo dedicado à acústica passiva, da responsabilidade do MARE-FCUL, e um eixo que inclui um conjunto de censos visuais sazonais, permitindo assim expandir e complementar as atividades de investigação em curso e contribuir para a conservação de cetáceos em Portugal.

A informação recolhida pelas observações no Observatório Golfinhos no Tejo será utilizada no desenvolvimento de teses académicas, artigos científicos e outros trabalhos de divulgação científica, além de servir de base para uma divulgação alargada ao público em geral.

Este projeto decorre em parceria com a APL — Administração do Porto de Lisboa, a ANP|WWF, o MARE — Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e o Ispa.

Mais informações:
ANP|WWF Portugal
MARE

Foto: Professor Manuel Eduardo dos Santos, Diretor da Escola de Biociências do Ispa, na inauguração do Observatório
Foto: Professora Ana Rita Luís (MARE/Ispa)

Outras notícias

ver todas