08 a 27 Out 2024
Exposição | Edição de Setembro
A Galeria Malangatana recebe “Edição de Setembro”, uma exposição coletiva que reúne cinco artistas contemporâneos, propondo uma nova visão sobre a arte fotográfica. Livre de um tema...
Inserida no Ciclo de de Conferências do Ispa, a palestra de David Putwain – The scare tactic: Does it work? Motivating students for test and examinations debruça-se sobre o impacto que têm os exames de final de ciclo escolar nos estudantes.
Entrada livre.
Resumo:
Os exames de final de ciclo escolar são uma característica de muitos sistemas educativos. Os resultados de tais exames são utilizados para selecionar estudantes para a transição para o Ensino Superior e/ou formação, para a entrada no mercado de trabalho, e para aferir a qualidade das escolas e dos professores. Os resultados dos exames de final de ciclo escolar podem ter um impacto profundo na trajetória de vida dos estudantes. Não é surpreendente, portanto, que os professores comuniquem o valor e a importância de tais qualificações aos seus alunos; como é que o sucesso ou o insucesso podem ter impacto nas suas oportunidades de vida.
Que impactos podem estas comunicações ter nos estudantes? Será que aumenta a pressão; será que motiva e envolve os estudantes a trabalhar arduamente; será que, em última análise, se relaciona de alguma forma com o desempenho nos exames? Esta apresentação utilizará os resultados de um programa de 15 anos de investigação empreendido em relação à qualificação para o ensino secundário em Inglaterra, o Certificado Geral do Ensino Secundário, para abordar estas questões.
A principal conclusão é que os alunos diferem na forma como interpretam as mensagens sobre a importância e o valor dos seus exames. As mensagens de valor dos exames podem ser interpretadas de uma forma positiva, para inspirar motivação e empenho, ou de uma forma negativa para desencadear ameaças e preocupações. A forma como as mensagens são interpretadas determina se elas se relacionam com ganhos ou perdas educacionais.
Encerraremos a apresentação considerando as razões pelas quais os estudantes interpretam as mensagens de forma diferente e quais são as implicações para os educadores dos estudantes que se preparam para os exames de fim de ciclo escolar. Como podemos garantir que são uma ajuda e não um impedimento.
Pequena Biografia:
O Professor David Putwain ensina na Escola de Educação da Universidade John Moores de Liverpool, em Inglaterra. Após completar um doutoramento em 2006, Putwain juntou-se à Edge Hill University, trabalhando inicialmente no Departamento de Ciências Sociais e Psicológicas, onde estabeleceu um programa de graduação em Psicologia Educacional, e subsequentemente na Faculdade de Educação. David ingressou na Universidade John Moores de Liverpool, em maio de 2016.
Os seus interesses de investigação centram-se na forma como os fatores psicológicos influenciam a aprendizagem e a realização, com particular ênfase na motivação, emoção, envolvimento e ambiente escolar dos estudantes. Faz parte dos conselhos editoriais de Learning and Instruction, Social Psychology of Education, e Educational Psychology, é, ainda, editor-chefe do British Journal of Educational Psychology.
08 a 27 Out 2024
A Galeria Malangatana recebe “Edição de Setembro”, uma exposição coletiva que reúne cinco artistas contemporâneos, propondo uma nova visão sobre a arte fotográfica. Livre de um tema...
24 Out 2024
O Ispa – Instituto Universitário será palco da discussão dos resultados do Projeto MATHMot, uma iniciativa inovadora que visa compreender a motivação para a aprendizagem da Matemática...
25 Out 2024
Ana Filipa Rodrigues Santos irá prestar provas de Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia Desenvolvimento, no dia 25 de outubro de 2024, às 14h30, com o título...
04 Nov 2024
Event Organizing Committee: Miguel Basto Pereira, Ph.D. (Coord.), Teresa Pereira, MSc., Laura Maciel, MSc. and Catarina Oliveira, MSc.In collaboration and with the support of the William James Center...