Eventos

The scare tactic: Does it work? Motivating students for test and examinations – David Putwain

11 Abril 2023
12:30h

Sala de Atos
Ispa – Instituto Universitário

Inserida no Ciclo de de Conferências do Ispa, a palestra de David Putwain – The scare tactic: Does it work? Motivating students for test and examinations debruça-se sobre o impacto que têm os exames de final de ciclo escolar nos estudantes.

Entrada livre.

Resumo:
Os exames de final de ciclo escolar são uma característica de muitos sistemas educativos. Os resultados de tais exames são utilizados para selecionar estudantes para a transição para o Ensino Superior e/ou formação, para a entrada no mercado de trabalho, e para aferir a qualidade das escolas e dos professores. Os resultados dos exames de final de ciclo escolar podem ter um impacto profundo na trajetória de vida dos estudantes. Não é surpreendente, portanto, que os professores comuniquem o valor e a importância de tais qualificações aos seus alunos; como é que o sucesso ou o insucesso podem ter impacto nas suas oportunidades de vida.

Que impactos podem estas comunicações ter nos estudantes? Será que aumenta a pressão; será que motiva e envolve os estudantes a trabalhar arduamente; será que, em última análise, se relaciona de alguma forma com o desempenho nos exames? Esta apresentação utilizará os resultados de um programa de 15 anos de investigação empreendido em relação à qualificação para o ensino secundário em Inglaterra, o Certificado Geral do Ensino Secundário, para abordar estas questões.

A principal conclusão é que os alunos diferem na forma como interpretam as mensagens sobre a importância e o valor dos seus exames. As mensagens de valor dos exames podem ser interpretadas de uma forma positiva, para inspirar motivação e empenho, ou de uma forma negativa para desencadear ameaças e preocupações. A forma como as mensagens são interpretadas determina se elas se relacionam com ganhos ou perdas educacionais.

Encerraremos a apresentação considerando as razões pelas quais os estudantes interpretam as mensagens de forma diferente e quais são as implicações para os educadores dos estudantes que se preparam para os exames de fim de ciclo escolar. Como podemos garantir que são uma ajuda e não um impedimento.

Pequena Biografia:
O Professor David Putwain ensina na Escola de Educação da Universidade John Moores de Liverpool, em Inglaterra. Após completar um doutoramento em 2006, Putwain juntou-se à Edge Hill University, trabalhando inicialmente no Departamento de Ciências Sociais e Psicológicas, onde estabeleceu um programa de graduação em Psicologia Educacional, e subsequentemente na Faculdade de Educação. David ingressou na Universidade John Moores de Liverpool, em maio de 2016.

Os seus interesses de investigação centram-se na forma como os fatores psicológicos influenciam a aprendizagem e a realização, com particular ênfase na motivação, emoção, envolvimento e ambiente escolar dos estudantes. Faz parte dos conselhos editoriais de Learning and Instruction, Social Psychology of Education, e Educational Psychology, é, ainda, editor-chefe do British Journal of Educational Psychology.

Outros eventos

ver todos