No próximo dia 13 de maio, o Ispa – Instituto Universitário promove uma sessão dedicada ao tema A Inteligência Artificial generativa e o seu impacto na docência e investigação. A conferência decorre entre as 12h e as 13h, na Sala de Atos, com entrada livre mediante inscrição obrigatória, e dirige-se a estudantes, docentes e investigadores.
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O convidado da sessão é Julio Arévalo, investigador da Universidade de Salamanca, que trará uma visão atual e crítica sobre o uso da IA generativa em contextos académicos.
“La inteligencia artificial generativa está transformando la docencia y la investigación al facilitar la creación de contenidos educativos personalizados, asistentes de enseñanza virtuales, simulaciones interactivas y la personalización del aprendizaje según las necesidades del estudiante. En el ámbito de la investigación, la IA generativa asiste en la generación de hipótesis, la redacción de artículos científicos, la automatización del análisis de datos y el acceso a información relevante. No obstante, plantea desafíos como la necesidad de verificar la calidad de la información, prevenir el plagio y evitar una dependencia excesiva que pueda afectar la capacidad crítica y creativa de los usuarios.”
A conferência visa promover uma reflexão equilibrada sobre o potencial e os riscos destas ferramentas, que se têm tornado cada vez mais presentes nas instituições de ensino superior.
Workshop prático complementa a sessão da manhã
Durante a tarde, entre as 14h30 e as 16h30, realiza-se um workshop prático na Sala 108, sob o tema Práticas com plataforma de IA generativa – Uso das ferramentas ChatGPT, Gemini, Copilot e Perplexity. A sessão pretende oferecer aos participantes uma introdução funcional às principais plataformas de IA atualmente disponíveis, com enfoque em aplicações concretas no contexto académico.
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Este conjunto de iniciativas integra-se no esforço do Ispa em promover um debate informado e consciente sobre o uso da inteligência artificial no ensino superior.