Eventos

Conferência “O Potencial dos Modelos de Linguagem na pesquisa sobre humanos”

11 Março 2024
17:30h

Sala de Atos

Ispa – Instituto Universitário

 

Num mundo cada vez mais digital, os grandes modelos de linguagem (LLMs) como o GPT estão a revolucionar a forma como compreendemos o comportamento humano. É com esta premissa inovadora que Hugo Alves estará na Sala de Atos do Ispa, no dia 11 de março às 17h30, para desvendar “O Potencial dos Modelos de Linguagem na pesquisa sobre humanos”, inserido no Ciclo de Conferências Novas Profissões em Ciências Cognitivas e do Comportamento.

Entrada livre.

Pode assistir à conferência online aqui.

Nesta apresentação, exploramos a aplicação inovadora de grandes modelos de linguagem (LLMs) como GPT na simulação de sujeitos humanos em diversos campos de pesquisa, incluindo ciências sociais, interação humano-computador (HCI) e pesquisa de mercado. Os LLMs oferecem uma alternativa escalável e eficiente aos métodos tradicionais de recolha de dados, capazes de gerar insights suptis sobre comportamento humano, tendências sociais e preferências do consumidor.
No entanto, a adoção de LLMs não está isenta de desafios. Examinamos criticamente preocupações relacionadas ao viés de dados, à autenticidade das respostas sintetizadas e às implicações éticas do uso de dados sintéticos. Esta apresentação enfatiza a necessidade de frameworks metodológicos robustos e diretrizes éticas para navegar efetivamente por essas questões.
Em última análise, esta apresentação argumenta que, embora os LLMs representem uma oportunidade inovadora para melhorar a pesquisa com dados escaláveis e detalhados, a sua integração na investigação académica e de mercado deve ser abordada com uma consideração equilibrada de suas capacidades e limitações. O futuro da utilização de LLMs na pesquisa depende da nossa capacidade de aproveitar o seu potencial de forma responsável, garantindo a integridade e aplicabilidade dos resultados da pesquisa.

Biografia


Hugo Alves, fez o mestrado no Ispa em Psicologia Clínica, e nesta instituição desempenhou um papel de técnico do Laboratório de Psicologia durante seis anos tornando-se especialista no desenvolvimento de estratégias de apoio à investigação. Desde então, tem trabalhado no apoio à investigação na área de gestão de produtos, sendo cofundador da Synthetic Users, onde com insights da psicologia tem desenvolvido formas de integrar a inteligência artificial generativa na facilitação dos processos de pesquisa. O trabalho de Hugo exemplifica como os conhecimentos em Psicologia integram os novos desafios tecnológicos, particularmente na melhoria das metodologias de pesquisa de utilizadores e nos processos de recolha de dados.

Outros eventos

ver todos