18 Set a 25 Out 2025
Exposição | HABITAR
De 18 de setembro a 25 de outubro de 2025, a Galeria Malangatana do Ispa – Instituto Universitário recebe a exposição “HABITAR”, da autoria de Pedro Mendes...
O Ispa – Instituto Universitário retoma o seu Ciclo de Conferências com a presença da Professora Oktawia Zalewska, investigadora na área da psicologia aplicada ao acolhimento de crianças e jovens em contextos de risco. A sessão terá lugar no próximo 15 de outubro, às 14h20, na Sala de Atos, sob o tema: “Correlation of meaning in life and personal resources such as self-esteem, self-efficacy, coping with stress and resilience.”
The aim of this study was to determine whether there is a correlation between the meaning in life and the personal resources such as resilience, coping with stress, self-efficacy and self-esteem of youth from family and institutional foster care.
The study was conducted among 230 people aged 16–20 from foster care throughout Poland using anonymous surveys. The data was collected using traditional methods and via an online platform. The following questionnaires were used: Resilience Measurement Scale (SPP-18) by Ogińska-Bulik and Juczyński, Coping Inventory for Stressful Situations (CISS) by Endler and Parker, General Self-Efficacy Scale (GSES) by Schwarzer, Jerusalem, Juczyński and Rosenberg Self Esteem Scale (RSES).
The main statistical analysis used the parametric r-Pearson. The correlation was analyzed across the entire study group as well as in subsets.
The overall score for meaning in life correlates strongly with resilience and its following areas: optimistic attitude and energy, perseverance and determination in action, personal competence and tolerance of negative affect. There is a strong correlation between the overall score for meaning in life and the task-oriented style. There is a strong positive correlation between the overall score for meaning in life and self-efficacy. A very strong positive correlation was found between the meaning in life and the self-esteem of young people in foster care.
The results of the study suggest that developing specific personal resources can indirectly develop a meaning in life of foster care wards.
Oktawia Zalewska é Professora e investigadora na área da pedagogia na Universidade Maria Curie-Skłodowska, na Polónia, onde integra o Departamento de Metodologia e Pedagogia da Criatividade. Com formação em Psicologia Clínica da Infância e Adolescência e Pedagogia Educativa e Terapêutica, tem desenvolvido investigação centrada no sentido da vida, metodologias quantitativas e contextos de acolhimento institucional e familiar.
O seu percurso académico inclui ainda formação especializada em logoterapia e terapia centrada na solução. É autora de diversas publicações científicas que abordam a promoção da autoestima, a qualidade de vida de crianças e jovens em risco, e modelos de apoio na transição para a vida independente.
Participou em múltiplas conferências nacionais e internacionais dedicadas à intervenção social, psicologia da espiritualidade e pedagogia do desenvolvimento humano, trazendo uma perspetiva interdisciplinar e fundamentada sobre os desafios e estratégias de intervenção em contextos vulneráveis.
18 Set a 25 Out 2025
De 18 de setembro a 25 de outubro de 2025, a Galeria Malangatana do Ispa – Instituto Universitário recebe a exposição “HABITAR”, da autoria de Pedro Mendes...
17 Out 2025
No dia 17 de outubro de 2025, entre as 15h e as 16h, a Galeria Malangatana acolhe mais uma edição do ciclo “Encontros com…”, com a presença...
23 Out 2025
No próximo dia 23 de outubro de 2025, às 18h00, a Biblioteca do Ispa – Instituto Universitário recebe o lançamento do livro Filhos, Haja Quem os Entenda!,...
30 Out 2025
No dia 30 de outubro de 2025, pelas 15h00, terão lugar no Ispa – Instituto Universitário as provas de doutoramento de Mariana Ginja da Costa Martins, no...