29 Out 2025
Ação de Sensibilização | Outubro Rosa
No âmbito do Outubro Rosa, mês internacionalmente dedicado à sensibilização e prevenção do cancro da mama, o Ispa – Instituto Universitário promove no dia 29 de outubro...
O Ispa – Instituto Universitário prepara-se para receber uma conferência que irá explorar como a Psicologia Social ajuda a compreender as atitudes, comportamentos e experiências do consumidor (CX). Integrada no ciclo “Novas Profissões em Ciências Cognitivas e do Comportamento”, a sessão realiza-se no próximo dia 9 de dezembro, às 17h30, e será conduzida por Joana Mello, especialista com mais de uma década de experiência em Estudos de Mercado e investigação científica. Atualmente à frente da área de Customer Insights na Marley Spoon, Joana partilhará perspetivas únicas sobre o impacto das marcas nas escolhas e experiências dos consumidores. A entrada é gratuita e aberta ao público, também será transmitida de forma online pelo link.
A sessão irá explorar diversas áreas de trabalho que assentam no estudo e compreensão do comportamento e atitudes, estabelecendo uma conexão entre o Comportamento do Consumidor e o Marketing, fundamentada em conhecimentos de Ciências Cognitivas. Serão apresentados alguns exemplos práticos que demonstram como o estudo de atitudes, comportamentos e motivações dos consumidores tem se tornado essencial para as empresas. Será discutida a aplicação de metodologias científicas baseadas em princípios cognitivos e seu impacto na definição de estratégias de marca, abrangendo aspetos como ofertas, experiência digital, preço, e comunicação. Além disso, será também discutido como a importância deste conhecimento e do contributo da Psicologia para a construção de algoritmos e modelos de previsão de comportamento e de decisão.
Sobre a conferecista

Joana Mello destaca-se pela sua dedicação em compreender as dinâmicas do mercado e das marcas. Ao longo de mais de uma década, acumulou experiência em consultoria de Estudos de Mercado e investigação científica na área de Psicologia Social. Atualmente, lidera a equipa de Customer Insights na Marley Spoon.
Na sua posição atual utiliza conhecimentos sobre o comportamento humano, metodologias de investigação, e análises de estudos de mercado para otimizar estratégias de negócio em conjunto com diferentes áreas funcionais da empresa. Com sólida formação académica, tem o grau de Doutoramento em Psicologia Social atribuído pelo Ispa – Instituto Universitário, tendo publicado diversos artigos científicos e participado de conferências internacionais. Leciona no Ispa onde dá aulas de Psicologia Social e Psicologia do Marketing, Estudos de Mercado, e Publicidade.
29 Out 2025
No âmbito do Outubro Rosa, mês internacionalmente dedicado à sensibilização e prevenção do cancro da mama, o Ispa – Instituto Universitário promove no dia 29 de outubro...
30 Out 2025
No dia 30 de outubro de 2025, pelas 15h00, terão lugar no Ispa – Instituto Universitário as provas de doutoramento de Mariana Ginja da Costa Martins, no...
06 Nov 2025
No próximo dia 6 de novembro de 2025, pelas 14h30, terão lugar no Ispa – Instituto Universitário, na Sala de Atos, as provas públicas de doutoramento de...
07 Nov 2025
O Ispa – Instituto Universitário dará início ao ano letivo 2025/2026 com a tradicional Sessão Solene de Abertura, a realizar‑se no dia 7 de novembro de 2025,...