Inserida no Ciclo de de Conferências, a palestra de Gonçalo Silva – Áreas Marinhas Protegidas e outras ferramentas para a conservação dos oceanos – debruça-se sobre a grave crise que os Oceanos enfrentam. O investigador do ISPA – Instituto Universitário / MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente sublinha que há ferramentas que podem ajudar.
Entrada livre.
Resumo:
Num contexto de alterações climáticas e de exploração exaustiva dos recursos, os Oceanos estão a enfrentar uma grave crise de biodiversidade. No último século verificou-se um decréscimo acentuado e crescente na diversidade, abundância e biomassa dos recursos marinhos, e a destruição e fragmentação dos habitats, que em alguns casos pode levar à extirpação local ou até mesmo à extinção de algumas espécies.
Existem, no entanto, algumas ferramentas que permitem contrariar estas tendências, como é o caso das Áreas Marinhas Protegidas, a literacia dos oceanos e a utilização de espécies-bandeira na comunicação. Nesta palestra, o autor irá abordar alguns casos de estudo que resultam da sua atividade de investigação, onde irá falar de diferentes metodologias para a monitorização da biodiversidade, com particular foco nos peixes, como os cavalos-marinhos e os tubarões.
Pequena Biografia:
Gonçalo Silva é investigador auxiliar do ISPA – Instituto Universitário / MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e a sua investigação centra-se na ecologia, evolução e conservação dos peixes marinhos: na resposta dos pequenos pelágicos às alterações climáticas, na compreensão da padrões e processos que ocorrem em populações selvagens, na monitorização de Áreas Marinhas Protegidas. Para mais informações consultar https://www.researchgate.net/profile/Goncalo-Silva-14