Nesta quarta edição do Ciclo de Conferências | As novas profissões em Ciências Cognitivas e do Comportamento recebemos Flávio Pinheiro onde explora o tema A organização do Ensino Superior da perspetiva dos candidatos.
A sessão será transmitida, também, online.
Resumo:
O estudo e a gestão do Ensino Superior são muitas vezes sustentados em taxonomias, habitualmente criadas por painéis de especialistas, que podem ser desajustadas à realidade percecionada pelos diferentes atores que nele participam — estudantes, docentes, educadores, gestores, etc. … — podendo resultar em processos de decisão ineficientes e desajustados à realidade.
Nesse sentido, esta palestra fará alusão a um projeto que usa dados referentes às preferências reveladas pelos candidatos ao Ensino Superior de Portugal e Chile para formalizar uma representação da estrutura destes sistemas mais fidedigna com a perceção dos estudantes. Esta informação é usada para inferir uma estrutura de relações entre Licenciaturas no sistema nacional português e chileno.
Nesta apresentação serão discutidas diferentes formas de recolha e tratamento de dados, em particular será abordado como é que estas escalam com o volume e requerimentos analíticos bem como as diferentes oportunidades que oferecem.
Pequena Biografia:
Licenciado e mestre em Física pela Universidade de Lisboa e doutorado em Física pela Universidade do Minho. Atualmente é Professor Auxiliar na NOVA IMS onde leciona unidades curriculares de Data Science. Anteriormente fez, também, um pós-doutoramento no grupo Collective Learning do MIT Media Lab com o Prof. César Hidalgo.
A sua investigação combina abordagens teóricas (simulações por computador e modelação matemática de sistemas multi-agentes) e empíricas (extração e análise de dados) para compreender o impacto da estrutura em rede dos sistemas socioeconómicos no seu funcionamento. Centra-se em (i) compreender como tais redes afetam os processos dinâmicos subjacentes à disseminação de informação, doenças, opiniões e comportamentos; e (ii) como elas vinculam o processo de tomada de decisões dos agentes quando estes ignoram um sistema em rede e tomam medidas sobre os seus elementos.
Nota: a participação nas conferências dá acesso a certificado de participação.
Para tal, basta que solicite este formulário à saída de cada sessão.