Unidades de Investigação

Os docentes e investigadores do Ispa estão integrados em 4 Unidades de Investigação e Desenvolvimento, duas na área da Psicologia (WJCR & APPsyCI), uma na área da Educação (CIE) e outra na área da Biologia Marinha (MARE).

WJCR – William James Center for Research

O William James Center for Research procura fundir investigação fundamental em Psicologia e as suas aplicações, desenvolvendo a sua atividade em quatro linhas principais: cognição, cognição social e odores corporais, psicologia da saúde e desenvolvimento social.

Avaliada como Excelente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, esta Unidade de I&D fundada em 2015 está entre as cinco melhores unidades de Psicologia em Portugal.

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MARE – Centro de Ciências do Mar e Ambiente

O Ispa integra a maior Unidade de I&D em Biologia Marinha de Portugal, um consórcio que envolve sete universidades a nível nacional (Ispa – Instituto Universitário, Universidade de Lisboa, Universidade de Coimbra, Universidade dos Açores, Universidade de Évora, Universidade Nova e Universidade da Madeira).

Sendo um centro de investigação e inovação tecnológica que estuda todos os tipos de ecossistemas marinhos, desenvolve as suas atividades tendo em vista os problemas e desafios da sociedade. O MARE está avaliado como Excelente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

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APPsyCI – Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion

Esta Unidade de I&D, fundada em 2017, promove a investigação em áreas da Psicologia Aplicada com o objetivo de capacitar indivíduos, grupos, famílias, organizações e instituições de forma a desenvolverem soluções para desafios concretos e sociais complexos.

A APPsyCI procura explorar oportunidades de inovação e interações produtivas entre a investigação e a intervenção, promovendo a colaboração entre intervenientes públicos e privados.

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CIE – Centro de Investigação em Educação

O Centro de Investigação em Educação (CIE-Ispa), acreditado pela FCT, orienta-se para o estudo, análise e intervenção em diferentes dimensões dos processos e contextos educativos, procurando a produção e divulgação de conhecimento científico contributivo para a promoção da qualidade dos processos educativos que responda à diversidade das populações e contextos. Os processos de ensino e aprendizagem nas suas dimensões afetivas e cognitivas, as relações escola-família, os ambientes de aprendizagem potenciadores de maior qualidade e eficácia na inclusão escolar e social são algumas das áreas que têm sido privilegiadas.

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