Mestrados

Psicologia Social e das Organizações

Nunca o campo da Psicologia Social e das Organizações foi tão atual.


A velocidade das inovações e das mudanças que se tem verificado em todas as áreas da sociedade e da vida organizacional tem gerado incertezas e complexidades que requerem, cada vez mais, abordagens especializadas baseadas na psicologia social e organizacional.

Sobre o Curso

A Psicologia Social é a área de estudo cientifico que procura entender e explicar como os sentimentos, pensamentos e comportamentos das pessoas interagem dinamicamente com o seu contexto social.

A Psicologia das Organizações desvenda os princípios psicossociais e sócio-organizativos que podem ser aplicados no contexto organizacional com o objetivo de melhorar o desempenho, o bem-estar e qualidade de vida no trabalho.

Este Mestrado visa, assim, proporcionar a aquisição de conhecimentos aprofundados, e de competências específicas, nas áreas comportamentais aplicáveis em contextos sociais, organizacionais e de trabalho.

Combinando formação teórica e técnica com a prática e o estudo de casos, o Mestrado inclui a elaboração de uma dissertação de investigação e um estágio em contexto real para treino e desenvolvimento de competências.

Duração do Curso

O plano de estudos tem a duração de 2 anos (4 semestres) curriculares, com um total de 120 ECTS.

Objetivos do curso

  • Formar psicólogos capazes de compreender e intervir sobre os fatores sociais e organizacionais que moldam o comportamento humano;
  • Focar a transmissão de conhecimento e desenvolvimento do saber pensar e do saber agir de uma forma autónoma e cientificamente sustentada, em diferentes contextos sociais;
  • Desenvolver o pensamento científico translacionado para o contexto aplicado em áreas de intervenção social/organizacional;
  • Dotar o aluno de know-how nas áreas de investigação aplicada e laboratorial fornecendo-lhe competências para a avaliação, diagnóstico e intervenção em gestão de recursos humanos, recrutamento e seleção de pessoas, publicidade e comportamento do consumidor, intervenção social, intervenção em equipas, desporto e performance, entre outros;
  • Preparar o estudante para o futuro desconhecido e independente de tendências atuais, criando autonomia na procura de um conhecimento sempre em mutação.

Saídas profissionais

São exemplos de contexto de trabalho:

  • Recrutamento, avaliação, seleção e integração de pessoas
  • Formação e desenvolvimento de competências individuais e de equipa
  • Consultoria e intervenção organizacional
  • Desenvolvimento de sistemas de gestão de pessoas no trabalho
  • Estudos de comportamento do consumidor
  • Comunicação e publicidade
  • Estudos de dinâmicas sociais e intervenção social
  • Investigação e análise de dados

Plano de estudos

Ingresso

Licenciados em Ciências Psicológicas.

Horário

Diurno e/ou Pós-Laboral.

Propina

4.032 € (valor anual com possibilidade de fracionar em 11 prestações)

Consulte os editais e regulamentos.

Estágios

O Ispa tem protocolos de estágios com centenas de instituições relevantes, públicas e privadas, para a realização dos estágios curriculares dos seus alunos.

Saber mais

Bolsas

O Ispa premeia, através de bolsas, os alunos que se distingam pelo seu mérito académico (atribuídas mediante a média de candidatura ou do curso que frequentam).

A par da distinção do mérito, é também objetivo do Ispa promover a justiça e a responsabilidade social, pelo que os alunos em situação de fragilidade económica podem ter acesso a diversas bolsas que funcionam como apoios económicos e sociais.

Saber mais

Experiência Internacional

A cooperação internacional sempre foi uma marca identitária do Ispa, que há mais de 30 anos oferece aos seus alunos a possibilidade de uma experiência além-fronteiras. Seja ao abrigo do programa Erasmus+ (para a Europa) ou em programas extracomunitários (para o Brasil, por exemplo), são mais de 40 as universidades parceiras que o aluno poderá escolher.

Saber mais

Este Mestrado permite

  • A inscrição enquanto Psicólogo Júnior na Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), passo essencial para obtenção do título profissional de Psicólogo.
  • O exercício da Psicologia em prática privada após a obtenção do título profissional de Psicóloga/o, atribuído pela OPP.
  • O acesso à formação graduada de 3º Ciclo (Doutoramento).

Acreditação

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) NCE/19/1900073.

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série).