Mestrados

Psicologia da Educação

A educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo. Esta frase de Nelson Mandela sintetiza bem a relevância atual do campo do comportamento humano coberto pela Psicologia da Educação.

Sobre o Curso

O Mestrado em Psicologia da Educação do Ispa aborda em profundidade não só a psicologia do ensino e da aprendizagem, mas também as problemáticas das populações com necessidades especiais, as questões da avaliação em educação, a orientação para a profissão e para a carreira e a intervenção em famílias e na sociedade, entre outros tópicos. Ao longo de todo o curso a sólida formação teórica é dada em articulação com o saber-fazer, para desenvolver as capacidades que permitem pôr em prática os conhecimentos adquiridos.

Combinando formação teórica com a prática e o estudo de caso, o Mestrado inclui um estágio em contexto real e a elaboração de uma dissertação de investigação original.

Duração do Curso

O plano de estudos tem a duração de 2 anos (4 semestres) curriculares, num total de 120 ECTS.

Objetivos do curso

  • Aprofundar teorias, modelos e técnicas da Psicologia Educacional;
  • Desenvolver nos estudantes um pensamento reflexivo sobre a Educação através da apresentação de modelos teóricos e do estímulo à sua capacidade crítica, permitindo-lhes realizar avaliações e intervir nos diversos contextos e processos educativos.
  • Promover o exercício autónomo da Psicologia da Educação através de competências que permitirão ao futuro profissional agir em ambiente escolar, mas também num conjunto diversificado de outros espaços onde ocorrem processos de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de aptidões;
  • Aperfeiçoar competências que permitam a realização de trabalhos de investigação e intervenção na área da Psicologia da Educação, bem como uma consciência ética que sustente as práticas profissionais.

Saídas profissionais

Intervindo na educação, na sua complexidade e diversidade, nos mais variados contextos em que ocorre, estes são alguns exemplos dos contextos de trabalho nesta área:

  • Escolas e jardins de infância (públicos e privados)
  • Autarquias – diferentes serviços (e.g. ação social, educação, cultura)
  • Empresas do setor social e educativo
  • Serviços de reinserção social e centros de acolhimento de crianças e jovens em risco;
  • Centros de dia e residências séniores
  • Exercício em consultório privado e serviços onde se preste consulta e apoio a problemáticas ligadas à educação e/ou ao ensino e à aprendizagem
  • Centros e outras estruturas de investigação e/ou intervenção
  • Associações e/ou Fundações que desenvolvam projetos de intervenção na área da educação e intervenção social e comunitária.

Plano de estudos

Ingresso

Licenciados em Ciências Psicológicas.

Horário

Diurno.

Propina

4.032 € (valor anual com possibilidade de fracionar em 11 prestações)

Consulte os editais e regulamentos.

Estágios

O Ispa tem protocolos de estágios com centenas de instituições relevantes, públicas e privadas, para a realização dos estágios curriculares dos seus alunos.

Saber mais

Bolsas

O Ispa premeia, através de bolsas, os alunos que se distingam pelo seu mérito académico (atribuídas mediante a média de candidatura ou do curso que frequentam).

A par da distinção do mérito, é também objetivo do Ispa promover a justiça e a responsabilidade social, pelo que os alunos em situação de fragilidade económica podem ter acesso a diversas bolsas que funcionam como apoios económicos e sociais.

Saber mais

Experiência Internacional

A cooperação internacional sempre foi uma marca identitária do Ispa, que há mais de 30 anos oferece aos seus alunos a possibilidade de uma experiência além-fronteiras. Seja ao abrigo do programa Erasmus+ (para a Europa) ou em programas extracomunitários (para o Brasil, por exemplo), são mais de 40 as universidades parceiras que o aluno poderá escolher.

Saber mais

Este Mestrado permite

  • A inscrição enquanto Psicólogo Júnior na Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), passo essencial para obtenção do título profissional de Psicólogo.
  • O exercício da Psicologia em prática privada após a obtenção do título profissional de Psicóloga/o, atribuído pela OPP.
  • O acesso à formação graduada de 3º Ciclo (Doutoramento).

Acreditação

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) NCE/19/1900072

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série)