O seu browser não suporta JavaScript! XV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental | ISPA – Instituto Universitário
PT

XV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental

XV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
ISPA em destaque

O XV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE) decorreu online nos passados 9 e 10 de abril, com coorganização do ISPA – Instituto Universitário. Durante os dois dias de webinares estiveram presentes mais de 170 participantes nacionais e internacionais. “A qualidade dos trabalhos apresentados atesta o grande desenvolvimento desta área da psicologia onde o ISPA se encontrou vastamente representado”, disse a Professora Teresa Garcia Marques.

 

Em concreto, o investigador Alexandre Fernandes, do William James Center for Research do ISPA, foi distinguido com o Prémio APPE 2020 pelo seu trabalho “A meta-analytical review of the familiarity temporal effect: Testing assumptions of the attentional and the fluency-attributional accounts”, publicado na revista Psychological Bulletin. Inês Fortes, do Centro Algoritmi da Universidade do Minho, foi reconhecida com o Prémio APPE 2021 pelo seu trabalho "Testing the boundaries of "paradoxical" predictions: Pigeons do disregard bad news", publicado na revista Journal of Experimental Psychology: Animal Learning and Cognition.

 

Os trabalhos de investigação na área da psicologia experimental foram apresentados em três formatos: conferência, posters e blitz-talks. As 19 conferências tocaram em temas como a cognição animal, as neurociências cognitivas, memória e aprendizagem, processos cognitivos e linguagem. Os 42 posters, apresentados ao longo de três sessões, e as 33 blitz-talks que decorreram durante o evento, foram orquestrados para que os participantes conseguissem uma interação mais direta e privada com os autores dos trabalhos. A conferência plenária esteve a cargo de Christian Unkelbach, da Universidade de Colónia.

 

Estiveram na coordenação deste evento:

Professora Teresa Garcia-Marques

Alexandre Fernandes (Pós-Doc)

Gonçalo Oliveira (Pós-Doc)

Filipe Loureiro (estudante de doutoramento)

João Martins (estudante de doutoramento)