O seu browser não suporta JavaScript! “Dor, Psicologia e Pandemia” | ISPA – Instituto Universitário
PT

“Dor, Psicologia e Pandemia”

“Dor, Psicologia e Pandemia”
Colóquio atrai 300 participantes

Os dias 16 e 17 de abril foram dedicados à “Dor, Psicologia e Pandemia”. Foi este o tema do Colóquio da Escola de Psicologia do ISPA, que juntou cerca de 300 participantes em 9 conferências Zoom, com transmissão em direto no Facebook. A organização do colóquio foi liderada pela Doutora Alexandra Ferreira-Valente, com o apoio do William James Center for Research, a unidade de investigação em Psicologia do ISPA avaliada como excelente pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

“Estou muito grata ao ISPA - Instituto Universitário pela aposta nesta área do conhecimento e acolhimento deste evento”, disse Alexandra Ferreira-Valente, “e também a todos os oradores, moderadores e participantes que aceitaram o desafio de discutir os contributos da psicologia para a gestão de um problema de saúde tão prevalente e impactante, contribuindo assim para o sucesso destes dois dias”. 

 

A abertura do colóquio esteve a cargo da Reitora do ISPA, Professora Doutora Isabel Leal. Ao longo do primeiro dia discutiu-se a realidade da dor enquanto problema de saúde pública em Portugal, várias abordagens para lidar com a dor, desde os mais jovens aos mais idosos, havendo ainda espaço para  uma tertúlia com a partilha de casos em primeira mão de convivência diária com a dor.

 

O segundo dia apresentou em detalhe o trabalho da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor e os desafios que se impõem no país, o impacto das várias atribuições de significado à dor e a importância de um sistema de suporte social em contextos de dor crónica. O discurso de encerramento foi proferido pelo Professor José Pais Ribeiro, do William James Center for Research.