Carla Sousa Santos, investigadora do ISPA responsável pelo projeto Peixes Nativos, esteve na cerimónia de inauguração de painéis informativos relativos a este projeto.
Para assinalar o Dia Mundial da Água, a cerimónia decorreu na confluência dos rios Arnóia e Real, no Arelho. Marcando o início do programa “Preservação e Valorização dos Ecossistemas Aquáticos de Óbidos”, a vereadora com o Pelouro da Saúde e Bem-Estar, Margarida Reis, explicou que “serviu para lançar este projecto municipal, que tem o objectivo, como o próprio nome indica, de preservar e valorizar os ecossistemas aquáticos do concelho de Óbidos, tendo em vista a saúde e bem-estar dos munícipes”.
O projecto Peixes Nativos tem realizado ações de sensibilização ambiental dirigidas a crianças das escolas de 1º ciclo e já conta com 7 municípios participantes no Oeste. Este projecto tem o apoio do MARE, do Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas e do Aquário Vasco da Gama. Em Óbidos, o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos – Complexo Escolar do Alvito e a Associação de Regantes das baixas de Óbidos são os parceiros no projecto.
[Notícia adaptada. Podem consultar a peça integral aqui.]