O seu browser não suporta JavaScript! Biologia e Geologia | ISPA – Instituto Universitário
PT

Biologia e Geologia

Biologia e Geologia
Ispa no Exame Nacional

Pelo segundo ano consecutivo, o trabalho desenvolvido pelos nossos biólogos foi alvo de destaque no Exame Nacional de Biologia e Geologia.

 

Desta feita, recaiu sobre o trabalho do investigador Frederico Almada na Área Marinha Protegida das Avencas, em específico sobre uma espécie invasora de alga. Explica-nos que a Asparagopsis armata é uma alga que chegou a Portugal vinda do Pacífico e que teve um sucesso tão grande a colonizar as nossas costas rochosas que, passadas décadas, é uma das espécies dominantes no nosso litoral. Em Cascais, sobretudo na costa sul, chega a apresentar percentagens de cobertura do gametófito de cerca de 35%. É uma alga invasora que se distingue bem porque forma tufos muito densos presentes desde o intertidal até profundidades superiores a 10m, que teimam agarrar-se aos fatos de mergulho. Esta espécie tem um carácter sazonal, com uma percentagem média de cobertura do gametófito superior durante os meses de verão (junho a agosto). Por outro lado, a fase esporófita desta espécie parece sofrer um aumento no outono-inverno (novembro a março)”.

 

A questão que saiu na prova surge no seguimento dos esforços de monitorização de costas rochosas que têm vindo a desenvolver: “Tentamos chamar a atenção para a importância de fazer este tipo de monitorizações a longo-prazo (vários anos) de forma a percebermos como é que esta e outras espécies estão a progredir na costa Portuguesa. Isso é importante sobretudo num contexto de alterações climáticas em que os desequilíbrios podem ser repentinos ou progressivos. Mas, para identificarmos um desequilíbrio temos primeiro que saber identificar a normalidade, que inclui oscilações sazonais e interanuais – e é precisamente nesta vertente fundamental de conservação do Oceano que trabalhamos no nosso grupo de investigação no MARE-Ispa.”

 

 

Aproveitem para ver ou rever o que a investigadora Ana Faria disse sobre o seu trabalho, destacado o ano passado na mesma prova: https://bit.ly/IspaBGAna

 

Fotografia: Nuno Vasco Rodrigues