Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Candidaturas abertas - 2ª Fase - Mestrados 2025

Inscrições Abertas para as Provas de Acesso até 12 Junho

 A inscrição é feita por e-mail, para candidaturas@ispa.pt, devendo os candidatos incluir os elementos definidos no artigo 2.º do Anexo II do Regulamento RG033.

Oportunidades Profissionais

Creches e Jardins de Infância (públicos e privados)

Organizações Não-Governamentais ambientais

Divisões educativas de autarquias

Instituições de solidariedade social

Centros culturais e museus

Bibliotecas e ludotecas

Investigação

Sobre o Ispa

11.000+

Alunos Formados

4

Unidades de Investigação

60+

Cursos e Formações

51

Universidades com Parcerias Internacionais

Diferenciação & Objetivos

Formação Baseada em Evidência Científica e Investigação Educacional

Integração de Saberes da Psicologia do Desenvolvimento, Didáticas Específicas, Expressões e Educação Inclusiva

Ênfase na Observação, Planeamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica em Contextos Educativos Diversificados

Diferenciação & Objetivos

Foco na Aprendizagem Significativa, no Desenvolvimento Integral da Criança e na Transição entre Ciclos

Corpo Docente com Experiência em Contextos Educativos e Investigação em Educação de Infância e Escolaridade Inicial

Preparação Sólida para a Docência no Pré-Escolar e 1.º Ciclo, com capacidade de adaptação a diferentes contextos e desafios educativos

Ensinar desde o início: uma paixão, uma missão.

Hoje sabemos que os primeiros anos de escolaridade são determinantes para o percurso de desenvolvimento e aprendizagem de cada criança. Educar e ensinar nesta fase é contribuir de forma ativa para a construção de cidadãos curiosos, críticos e confiantes.

O Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico forma profissionais capazes de intervir com sensibilidade pedagógica, conhecimento científico e compromisso ético junto das crianças dos 3 aos 10 anos. Com uma forte componente prática e investigativa, prepara educadores e professores para promover ambientes de aprendizagem ricos, afetivos e inclusivos, em articulação com famílias, equipas educativas e comunidades.

Sobre o Curso

Este Mestrado forma profissionais preparados para serem Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico competentes e autónomos, capazes de uma intervenção consistente com uma cidadania consciente e ativa.

O curso oferece uma sólida formação nas áreas científica, social, cultural e ética, em todas as dimensões consideradas relevantes para o desenvolvimento global e harmonioso da criança. São promovidos conhecimentos sobre a aprendizagem, com o objetivo de compreender cada criança e proporcionar o suporte necessário para promover o seu crescimento e autonomia. O mestrado valoriza um percurso de continuidade nas transições – nomeadamente, entre pré-escolar e a escolaridade obrigatória – sustentado na valorização e respeito da criança como sujeito e agente do processo educativo.

Este é um dos cursos nascidos da parceria entre o Ispa e a ESEI Maria Ulrich (2014-2020), criando-se uma oferta formativa que reúne os saberes das duas instituições, ampliando-os e fortalecendo-os. A prática está intimamente articulada com a formação académica, com um estágio curricular em cada ano, cobrindo a realidade e as experiências do Jardim de Infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico, num grande leque de instituições parceiras, públicas e privadas, com quem o Ispa tem acordos estabelecidos.

Para além das atividades letivas que decorrem nas instalações do Ispa, algumas atividades ccomplementares são asseguradas na Casa das Expressões, no Penedo.

NOTA: Este ciclo de estudos habilita para a prática profissional como educador/a de infância e professor do 1º ciclo do Ensino Básico.

Testemunhos Alunos

Calendário da 2ª Fase

  • Inscrição nas provas: 19 de agosto a 28 de agosto de 2025 

(A inscrição para as provas de acesso é feita por e-mail, para candidaturas@ispa.pt, devendo os candidatos incluir os elementos definidos no artigo 2.º do Anexo II do Regulamento RG033.)

  • Prova escrita: 2 de setembro de 2025, às 18h
  • Prova oral: 3 de setembro de 2025
  • Resultados das provas: 5 de setembro de 2025
  • Candidaturas aos mestrados: 8 e 9 de setembro de 2025
  • Resultados das candidaturas: 11 de setembro de 2025
  • Matrículas: 12 de setembro de 2025

Duração do Curso

O Curso tem a duração de 4 semestres letivos, num total de 120 ECTS.

Plano de Estudos

1º Semestre

Unidade Curricular ECTS Unidade Curricular ECTS
Didática da Matemática na EPE 4.5 Didática das Expressões em EPE 4.5
Didática do Conhecimento do Mundo em EPE 4.5 Didática do Português em EPE 4.5
Métodos de Investigação em EPE 6 Seminário Transdisciplinar e de Desenvolvimento Curricular 6

2º Semestre

Unidade Curricular ECTS Unidade Curricular ECTS
Livros e Leituras para Crianças 4.5 Prática Supervisionada em EPE 18
Psicologia da Educação 4.5 Uma UC do grupo de opcionais 3

Unidade CurricularECTSUnidade CurricularECTS
Didática da Matemática no 1ºCEB4Didática das Expressões no 1ºCEB4.5
Didática do Estudo do Meio no 1ºCEB4Didática do Português no 1ºCEB4.5
Qualidade e Avaliação na Educação3Temas Aprofundados de Português e Matemática6
Uma UC do grupo de opcionais3

Unidade CurricularECTSUnidade CurricularECTS
Prática Supervisionada em 1ºCEB19.5Seminário de Intervenção e Investigação Educacional4.5
Teorias e Práticas de Inclusão e Diferenciação Pedagógica6

Unidades Curriculares Opcionais – 1º ano

Unidade CurricularECTSUnidade CurricularECTS
Afeto e Desenvolvimento3Educação e Família3
Infância no Mundo Contemporâneo3Intervenção Precoce3
Temas Aprofundados em Educação3

Unidades Curriculares Opcionais – 2º ano

Unidade CurricularECTSUnidade CurricularECTS
Ciência Viva no 1ºCEB3Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação3

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