Mestrado em
Educação Pré-Escolar

Candidaturas abertas - 2ª Fase - Mestrados 2025

Inscrições a decorrer para as Provas de Acesso entre 19 a 28 agosto.

 A inscrição é feita por e-mail, para candidaturas@ispa.pt, devendo os candidatos incluir os elementos definidos no artigo 2.º do Anexo II do Regulamento RG033.

Oportunidades Profissionais

Creches e Jardins de Infância (públicos e privados) Centros de ocupação de tempos livres (ATLs)

Organizações Não-Governamentais ambientais

Divisões educativas de autarquias

Instituições de solidariedade social

Centros culturais e museus

Bibliotecas e ludotecas

Investigação

Sobre o Ispa

11.000+

Alunos Formados

4

Unidades de Investigação

60+

Cursos e Formações

51

Universidades com Parcerias Internacionais

Diferenciação & Objetivos

Formação Baseada em Evidência Científica e nas Teorias do Desenvolvimento e Aprendizagem

Integração de Saberes da Psicologia, Pedagogia, Expressões Artísticas e Educação Inclusiva

Ênfase na Observação, Planeamento, Avaliação e Prática Reflexiva em Contextos Reais

Diferenciação & Objetivos

Foco na Criação de Ambientes Educativos Responsivos, Seguros e Estimulantes

Preparação Sólida para o Exercício Profissional como Educador de Infância e Inovação Pedagógica Educativa

Corpo Docente com Experiência na Formação de Educadores e Investigação em Educação de Infância

Educar na infância: uma paixão, uma missão.

Hoje sabemos que os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral da criança. É neste período que se constroem as bases cognitivas, emocionais, sociais e motoras que sustentam todo o percurso de vida.

O Mestrado em Educação Pré-Escolar prepara educadores para intervir com conhecimento, sensibilidade e intencionalidade pedagógica na primeira infância. Com uma abordagem centrada na criança, desenvolve competências para promover aprendizagens significativas, relações seguras e contextos educativos de qualidade, em articulação com as famílias e a comunidade.

Sobre o Mestrado

Este Mestrado promove nos estudantes uma atitude investigativa e reflexiva, que permite partir de situações concretas da prática educativa para a procura de respostas apoiadas nos modelos teóricos e na investigação mais recente. A par, fomenta o desenvolvimento de aptidões relacionais essenciais a um Educador de Infância e uma formação que respeita e valoriza a heterogeneidade de características e necessidades das crianças.

Este é um dos cursos nascidos da parceria entre o Ispa e a ESEI Maria Ulrich (2014-2020), criando-se uma oferta formativa que reúne os saberes das duas instituições, ampliando-os e fortalecendo-os. A formação proporcionada valoriza especialmente o diálogo entre a teoria e a prática, sendo que esta última surge através de dois estágios curriculares: o primeiro em Creche e o segundo em Jardim de Infância, num grande leque de instituições parceiras, públicas e privadas, com quem o Ispa tem acordos estabelecidos.

Para além das atividades letivas que decorrem nas instalações do Ispa, algumas atividades complementares são asseguradas na Casa das Expressões, no Penedo.

NOTA: Este ciclo de estudos habilita para a prática profissional como educador/a de infância.

Saiba mais:

Testemunhos Alunos

Calendário da 2ª Fase

  • Inscrição nas provas: 19 de agosto a 28 de agosto de 2025 

(A inscrição para as provas de acesso é feita por e-mail, para candidaturas@ispa.pt, devendo os candidatos incluir os elementos definidos no artigo 2.º do Anexo II do Regulamento RG033.)

  • Prova escrita: 2 de setembro de 2025, às 18h
  • Prova oral: 3 de setembro de 2025
  • Resultados das provas: 5 de setembro de 2025
  • Candidaturas aos mestrados: 8 e 9 de setembro de 2025
  • Resultados das candidaturas: 11 de setembro de 2025
  • Matrículas: 12 de setembro de 2025

Duração do Curso

O Curso tem a duração de 3 semestres letivos, num total de 90 ECTS.

Plano de Estudos

1º Semestre

Unidade CurricularECTSUnidade CurricularECTS
Didática Específica da Matemática na EPE3Didática Específica das Expressões em EPE4.5
Didática Específica do Conhecimento do Mundo em EPE3Didática Específica do Português em EPE4.5
Ludicidade e Cultura em Educação3Métodos de Investigação em Educação de Infância6
Seminário Transdisciplinar6

2º Semestre

Unidade CurricularECTSUnidade CurricularECTS
Inclusão e Diferenciação Pedagógica4.5Livros e Leituras para Crianças4.5
Metodologia de Educação em Creche4.5Prática Supervisionada em Creche9
Psicologia da Educação4.5Uma UC do grupo de opcionais3

Unidade CurricularECTSUnidade CurricularECTS
Desenvolvimento e Integração Curricular3Prática Supervisionada em Jardim de Infância19.5

Unidade CurricularECTSUnidade CurricularECTS
Qualidade e Avaliação na Educação3Seminário de Intervenção e Investigação em EPE4.5

Unidades Curriculares Opcionais – Parte 1

Unidade CurricularECTSUnidade CurricularECTS
Afeto e Desenvolvimento3Educação e Família3
Infância no Mundo Contemporâneo3

Unidades Curriculares Opcionais – Parte 2

Unidade CurricularECTSUnidade CurricularECTS
Intervenção Precoce3Termas Aprofundados em Educação3

Estás pronto/a para esta nova etapa?

Conhece a nossa Direção

Lourdes Mata

Ana Teresa Brito

Pedido de Informações

Preencha o formulário com os seus dados para pedir informações sobre este curso.
Autorização