Este curso é a primeira etapa da formação para se ser educador/a de infância, e professor/a do 1º ou do 2º ciclo do ensino básico (Dec-Lei nº 79/2014).
Esta Licenciatura fornece uma consistente formação de base, que te proporciona conhecimentos multidisciplinares sólidos e hábitos de trabalho rigorosos no domínio da investigação e planeamento educacional.
Com esta Licenciatura podes aceder a uma consistente formação de base, que te proporciona conhecimentos multidisciplinares sólidos e hábitos de trabalho rigorosos no domínio da investigação e planeamento educacional. Conhecerás experiências enriquecedoras no campo da educação que te permitirão uma intervenção sustentada no apoio a profissionais em diversos contextos de educação.
No final da Licenciatura, serás capaz de refletir e intervir sobre os contextos e práticas educativas, compreendendo e analisando as necessidades e os interesses das crianças, famílias e comunidades.
O Ciclo de Estudos tem a duração de 6 semestres letivos, num total de 180 ECTS.
A conclusão deste Ciclo de Estudos confere o grau de Licenciado em Educação Básica. Existem protocolos de intercâmbios de estudantes que permitem a obtenção de créditos e/ou a realização de trabalhos de investigação noutras Universidades Europeias, ao abrigo do programa ERASMUS.
No final da Licenciatura, os estudantes deverão ser capazes de:
- Fundamentar as suas opções pedagógicas em projetos de ensino-aprendizagem, mobilizando conhecimentos sobre modelos pedagógicos de referência na educação básica e sobre as principais características do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças;
- Possuir conhecimentos aprofundados sobre os fundamentos das áreas disciplinares essenciais à educação básica: Português, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Expressões;
- Interpretar dados recolhidos através de métodos rigorosos e éticos sobre os contextos educativos, sobre as dinâmicas pedagógicas e sobre as crianças;
- Propor estratégias de articulação entre diferentes contextos educativos e níveis de ensino, facilitando a comunicação entre parceiros, a transição e a articulação curricular horizontal e vertical;
- Colaborar na implementação de planos de intervenção pedagógica adequados às crianças e aos contextos, integrando-se no trabalho de equipas educativas e respeitando os documentos curriculares de suporte.
Funções:
Os licenciados em Educação Básica adquirem formação qualificada que permite a sua intervenção profissional em funções de apoio e acompanhamento em diversos contextos como por exemplo:
Creches, Jardins-de-Infância e Escolas;
Centros de ocupação de tempos livres;
Centros culturais, museus, bibliotecas e ludotecas;
Divisões Educativas de Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia;
Instituições de Solidariedade Social.
Diurno e Pós-laboral.
As aulas decorrem nas instalações do ISPA.
Ao longo dos seus mais de 50 anos de História, o ISPA afirmou-se nas áreas da psicologia da educação e do desenvolvimento e é reconhecido, nacional e internacionalmente, pela qualidade e diversidade da sua oferta formativa e pela atividade científica no domínio da educação, das ciências psicológicas e do comportamento. Este ciclo de estudos tem realizado a formação de profissionais de educação reconhecidos pelas suas competências pedagógicas, afetivas e criativas.
Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Este Mestrado tem como objetivo formar profissionais de educação competentes e autónomos no exercício da educação pré-escolar e do ensino de 1ºCiclo do Ensino Básico, através de uma intervenção profissional consistente com uma cidadania consciente e ativa.
Aqui terás acesso a uma sólida formação nas áreas científicas, social, cultural e ética, nas dimensões consideradas relevantes para o desenvolvimento global e harmonioso da criança e para a construção de aprendizagens de base completas e significativas.
Irás adquirir conhecimentos sobre o desenvolvimento e aprendizagem com o objetivo de compreender cada criança e proporcionar o suporte necessário para promover a sua autonomia e desenvolvimento.
Este Mestrado é profissionalizante e habilita para a docência em educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico.
O Curso tem a duração de 4 semestres letivos, num total de 120 ECTS.
A conclusão deste Ciclo de Estudos confere o grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Existem protocolos de intercâmbios de estudantes que permitem a obtenção de créditos e/ou a realização de trabalhos de investigação noutras Universidades Europeias, ao abrigo do programa ERASMUS.
Para se candidatar a este Mestrado é necessário possuir os seguintes pré-requisitos:
- Licenciatura em Educação Básica.
- Aprovação numa prova de domínio escrito e oral da Língua Portuguesa.
Ao longo dos seus mais de 50 anos de História, o ISPA afirmou-se nas áreas da psicologia da educação e do desenvolvimento e é reconhecido, nacional e internacionalmente, pela qualidade e diversidade da sua oferta formativa e pela atividade científica no domínio da educação, das ciências psicológicas e do comportamento. Este ciclo de estudos tem realizado a formação de profissionais de educação reconhecidos pelas suas competências pedagógicas, afetivas e criativas.
Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Este Mestrado tem como objetivo formar educadoras/es de infância capazes de uma atitude investigativa e reflexiva, que parta de situações concretas da prática educativa, e que procure respostas com sustentação em referenciais de investigação e teóricos atuais. Irás desenvolver aptidões relacionais essenciais a um educador de infância, bem como ter acesso a uma formação que respeita e valoriza a diversidade e a heterogeneidade de características e necessidades dos alunos.
No final deste Mestrado terás conhecimentos sobre o desenvolvimento e aprendizagem de modo a que na intervenção pedagógica consigas compreender cada criança e possas proporcionar o suporte e a segurança necessários para promover a sua autonomia e desenvolvimento.
Este Mestrado é profissionalizante e habilita para a docência.
O Curso tem a duração de 3 semestres letivos, num total de 90 ECTS.
A conclusão deste Ciclo de Estudos confere o grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. Existem protocolos de intercâmbios de estudantes que permitem a obtenção de créditos e/ou a realização de trabalhos de investigação noutras Universidades Europeias, ao abrigo do programa ERASMUS.
Para se candidatar a este Mestrado é necessário possuir os seguintes pré-requisitos:
- Licenciatura em Educação Básica.
- Aprovação numa prova de domínio escrito e oral da Língua Portuguesa.
Ao longo dos seus mais de 50 anos de História, o ISPA afirmou-se nas áreas da psicologia da educação e do desenvolvimento e é reconhecido, nacional e internacionalmente, pela qualidade e diversidade da sua oferta formativa e pela atividade científica no domínio da educação, das ciências psicológicas e do comportamento. Este ciclo de estudos tem realizado a formação de profissionais de educação reconhecidos pelas suas competências pedagógicas, afetivas e criativas.
Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Ciclo de Estudos de Doutoramento em Educação, em associação entre a Universidade Nova de Lisboa através das Faculdades de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) e Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) e o ISPA - Instituto Universitário.
Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
O Ciclo de Estudos de doutoramento tem a duração de 3 anos/6 semestres, a que correspondem 180 ECTS. Este Ciclo de Estudos integra a) um curso doutoral, a que correspondem 60 ECTS, cuja conclusão confere um diploma de Estudos Aprofundados em Educação, b) a elaboração de uma dissertação original, baseada em trabalho de investigação, correspondente a 120 ECTS. A conclusão do Ciclo de Estudos confere o grau de Doutor numa das áreas de especialização do Ciclo de Estudos.
O Ciclo de Estudos tem por principal objectivo desenvolver as capacidades para uma prática de investigação autónoma, conducente a uma tese de doutoramento que apresente resultados originais e inovadores, que contribuam para o avanço do conhecimento.
O Curso Doutoral funcionará em horário pós-laboral.
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Francisco Peixoto |
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José Morgado ISPA - Instituto Universitário |
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João Nogueira FCSH-UNL |
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Carlos Ceia FCSH-UNL |
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António Domingos FCT-UNL |
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João Correia de Freitas FCT-UNL |
ISPA
(Professor Auxiliar)
(Professor Auxiliar)
(Professor Auxiliar)
(Professora Auxiliar)
(Professora Catedrática)
(Professor Auxiliar)
(Professora Auxiliar)
FCSH- UNL
Carlos Ceia
(Professor Catedrático)
David Justino
(Professor Associado com Agregação)
Helena Rodrigues
(Professora Auxiliar)
João Nogueira
(Professor Auxiliar)
Maria do Carmo Vieira da Silva
(Professora Auxiliar)
FCT-UNL
António Domingos
(Professor Auxiliar)
João Correia de Freitas
(Professor Auxiliar)
José Manuel Matos
(Professor Auxiliar)
Vitor Teodoro
(Professor Auxiliar)
A investigação desenvolvida neste Ciclo de Estudos poderá ser desenvolvida através dos seguintes Centros de Investigação que apoiam o Doutoramento: