O seu browser não suporta JavaScript! VI Colóquio Europeu de Psicologia e Ética | ISPA – Instituto Universitário
PT

VI Colóquio Europeu de Psicologia e Ética

VI Colóquio Europeu de Psicologia e Ética
VI Colóquio Europeu de Psicologia e Ética
Psicologia, ética e poder

Quinta, Novembro 13, 2014 - 09:30

Sexta, Novembro 14, 2014 - 18:00


Fundação Calouste de Gulbenkian

O ISPA irá organizar o VI Colóquio Europeu de Psicologia e Ética, subordinado ao tema "Psicologia, Ética e Poder", com o apoio da Fundação Calouste de Gulbenkian.
 
O colóquio irá ter lugar nas instalações da Fundação Calouste de Gulbenkian nos próximos dias 13 e 14 de Novembro de 2014.
 
Poder (do latim potere) é, literalmente, o direito de deliberar, de agir e mandar e, também, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, a posse do domínio, da influência ou da força. Ciência do Humano e dos seus lugares de construção, desconstrução e reconstrução individual e coletiva, a Psicologia tem dado importantes contributos para a compreensão dos mecanismos que determinam o exercício dos diferentes poderes, a forma como nos podem subjetivar ou assujeitar, ligar-nos à vida ou à destrutividade, constituir-se como via de manutenção das assimetrias individuais e sociais ou de exercício de autonomia, democracia e liberdade.
 
Os psicólogos portugueses e europeus estão por inerência da sua profissão confrontados com a necessidade de uma constante reflexão sobre as implicações éticas do exercício do poder. É um tema de enorme atualidade e relevância em contextos de acompanhamento clínico, intervenção na esfera social ou educativa e, num sentido mais vasto, social, cultural e político, como questionamento sobre o nosso tempo e o lugar do sujeito, da cidadania, dos direitos humanos mas também das suas tensões, derivas e atropelos. 
 
Psicologia, Ética e Poder” é o tema que nos reunirá no VI Colóquio Europeu de Psicologia e Ética. Na continuidade dos anteriores Colóquios, este será também um fórum de discussão livre e participada, animando o pensamento e inscrevendo em permanência a ética do humano na intervenção e na reflexão psicológica. Através dos convidados vindos de outros domínios do saber e da intervenção no tecido social, cultural e político, procuramos construir pontes, imperativo ético na busca de uma ampliação e enriquecimento do conhecimento e de uma reflexão comum que conduza a um olhar mais complexo, mais rico e mais humano.
 
Participantes 
Ana Carita
Ana Maria Bettencourt
Ana Sofia Santos
António Branco Vasco
António Costa Santos
Carla Cibele
Elias Barreto
Geoff Lindsay
José Morgado
Luís Fernandes
Maria Benedita Monteiro
Maria Emília Marques 
Mário de Carvalho
Norbert Bilbeny
Paula Ribeiro de Sousa  
Pedro Frazão
Pedro Strech
Rui Aragão
Rui Tavares
Sérgio Godinho
Teresa Garcia
Victor Cláudio
 
Comissão Organizadora: 
Victor Cláudio (coordenação) 
Ana Carita
Ana Cristina Martins
Maria Gouveia Pereira 
Maria Teresa Sá 
Nélia Rebelo da Silva 
Paula Ribeiro de Sousa
 

Secretariado
Ana Rodrigues
Cátia Pereira
Diana Pintéus
Helena Pereira
Inês Ribeiro
Manuela Alcobia
Marta Andreia Silva
Marta Caires
Marta Costa
Sara Barreira

 
 
Estudantes – 35 euros (até dia 7 de Novembro)   |   50 euros (depois de dia 7 de Novembro)
Profissionais – 50 euros (até dia 7 de Novembro)   |   65 euros (depois de dia 7 de Novembro)
 
NOTA: As inscrições entre 28 de Julho e 28 de Agosto serão todas validadas mas os pagamentos (por MB e ao balcão dos Serviços Académicos) só serão recepcionados a partir de dia 1 de Setembro.