O seu browser não suporta JavaScript! Maria João Luís | ISPA – Instituto Universitário
PT

Maria João Luís

Maria João Luís
Conversas no Divã

Terça, Maio 04, 2021 - 18:00

Terça, Maio 04, 2021 - 19:00


Videoconferência

Maria João Luís é a próximo convidada do programa “Conversas no Divã”.

 

O programa será trasmitido em direto no dia 4 de maio na página de Facebook do ISPA.

 

Emitido quinzenalmente, às terças-feiras, das 18 às 19 horas, o “Conversas no Divã” explora vários territórios das artes e da cultura através de conversas informais com escritores, encenadores, músicos, performers, atores e artistas visuais.

 

Recebidos pelos professores do ISPA Ana Cristina Silva e António José Gonzalez, os convidados vão falar sobre o seu processo criativo e de como transformam, na sua intervenção artística, as áreas a que se dedicam. Neste divã virtual e simbólico, haverá ainda lugar para associar livremente, trazer sonhos e lapsos freudianos, fazendo jus ao legado do criador da psicanálise.

 


 

Maria João Luís é atriz e encenadora. Estreou-se em 1985, no grupo de Teatro A Barraca, trabalhando depois no Teatro Casa da Comédia, Acarte, Teatro da Malaposta, Comuna – Teatro Pesquisa e Teatro da Cornucópia onde, sob a direção de Luís Miguel Cintra, interpretou Gil Vicente, Shakespeare e Bertolt Brecht. Ao longo dos seus 36 anos de carreira tem pisado palcos de todo o país e é presença regular nos ecrãs de cinema e televisão ─ em filmes, séries e telenovelas ─ com personagens que já lhe valeram várias distinções, entre as quais o Prémio da Crítica da Associação dos Críticos de Teatro, pela interpretação em “Stabat Mater” (Artistas Unidos) e o Prémio de Melhor Atriz no Festival de Curtas-Metragens de Badajoz pelo filme “Crónica Feminina”. Em 2009 fundou, com Pedro Domingos, o Teatro da Terra, uma cooperativa artística, inicialmente sediada em Ponte de Sor, Portalegre, e que se tornou em 2020 a companhia de teatro residente no Fórum Cultural do Seixal. Nesta estrutura, criada com o objetivo de descentralizar a cultura e desenvolver as artes do espetáculo, Maria João Luís e Pedro Domingos acumulam várias funções, desde a encenação, programação e interpretação à direção de produção, direção técnica, desenho de luz, entre outras. 

 


 

Reveja o programa com Richard Zimler »

Reveja o programa com Rita Redshoes »