O seu browser não suporta JavaScript! Empresas familiares em Portugal: panorama atual e linhas futuras | ISPA – Instituto Universitário
PT

Empresas familiares em Portugal: panorama atual e linhas futuras

Empresas familiares em Portugal: panorama atual e linhas futuras
Ciclo de conferências ISPA - 2020/2021 | ESPECIAL MESTRADOS | Duarte Pimentel
Ciclo de conferências ISPA - 2020/2021 - ESPECIAL MESTRADOS

Quinta, Maio 27, 2021 - 17:00

Quinta, Maio 27, 2021 - 18:00


Videoconferência

No âmbito do Ciclo de conferências ISPA - 2020/2021  |  ESPECIAL MESTRADOS, Duarte Pimentel, dará uma palestra no contexto do Mestrado em Psicologia Social e das Organizações, com o título "Empresas familiares em Portugal: panorama atual e linhas futuras".

 

Host: Pedro Almeida

 

Entrada livre

 


 

Resumo da conferência

As empresas familiares constituem a forma de negócio predominante no mundo. Mais de dois terços de todas as empresas privadas são de natureza familiar, empregando mais de 60% da força de trabalho global, e sendo responsáveis por mais de 70% do PIB global (Gomez-Mejia et al., 2018; Neckebrouck et al., 2018). Em Portugal, mais de 50% das empresas são de base familiar, representando 60% dos empregos e assumindo 50% e 70% da contribuição do setor privado para o PIB. Estas são empresas de pequena, média e grande dimensão e com forte presença em todos os setores de atividade, desde pequenos restaurantes até à banca e à alta tecnologia. Por forma a explorar o atual panorama deste contexto em Portugal, serão revisitados alguns estudos sobre empresas familiares e apresentadas sugestões para futuras linhas de investigação nesta crescente e promissora área de investigação (Sageder et al., 2018).