O seu browser não suporta JavaScript! Drug policies: a legal question, a health problem, or a recreational issue? | ISPA – Instituto Universitário
PT

Drug policies: a legal question, a health problem, or a recreational issue?

Drug policies: a legal question, a health problem, or a recreational issue?
ISPA Hot Topics

Sexta, Maio 21, 2021 - 18:00

Sexta, Maio 21, 2021 - 19:30


Videoconferência

O ISPA Hot Topics é um projeto de conferência & debate do ISPA - Instituto Universitário sobre temas controversos que prometem aquecer os ânimos. Neste frente a frente exclusivo, juntam-se especialistas do ISPA e outros convidados, nacionais e internacionais, para um confronto de ideias onde as opiniões plurais têm lugar marcado.

 

A favor ou contra, cada interveniente defende a sua perspetiva, incentivando-se o debate público acerca de cada tema.

 

O primeiro ISPA Hot Topics, “Drug policies: a legal question, a health problem, or a recreational issue?” procura argumentos atualizados e abordagens relevantes e diferenciadas para apoiar ou desencorajar políticas de consumo de drogas adotadas em diferentes partes do mundo.

 

O ISPA Hot Topics será transmitido em direto nas páginas de Facebook e LinkedIn do ISPA.

 

 

Moderadores

Telma Almeida
(Docente do ISPA)
Miguel Basto Pereira
(Co-Diretor do Mestrado
em Psicologia Forense do ISPA)
Anca Fulea
(Psicóloga Forense)

 

 

Oradores 

   

Anthony Daniels

Médico psiquiatra, membro sénior do Manhattan Institute e editor convidado do “City Journal”. Trabalhou como psiquiatra em estabelecimentos prisionais e em vários países africanos, do Leste Europeu e da América Latina. Sob o pseudónimo de Theodore Dalrymple, publicou “Nossa Cultura... ou o que restou dela, 26 ensaios sobre a degradação de valores” e o artigo “Don’t Legalize Drugs…” entre outras obras sobre saúde, educação, política e cultura. 

Luís Mendão

Cofundador e presidente de direção da ONG Grupo de Ativistas em Tratamento (GAT), dedicada à prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e cuidados do VIH/SIDA e das hepatites virais em prol da saúde, direitos e qualidade de vida das populações afetadas. Fundou e dirigiu a Associação Portuguesa Antiproibicionista. Tem trabalhado como consultor do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, entre outras organizações internacionais. É formado em Bioquímica pela Universidade Pierre et Marie Curie, Paris.

Marta Pinto

É professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e tem experiência interventiva como psicóloga clínica e em contexto de rua junto de consumidores de drogas e trabalhadores sexuais.  Está envolvida em projetos comunitários de investigação-ação e colabora regularmente com redes internacionais de investigação e intervenção ligadas à prestação de cuidados a populações em situação de vulnerabilidade social.

 

 

 

 

 

 
Peter de Marneffe

Professor de Filosofia na Arizona State University, professor convidado na Stanford University e investigador convidado na Princeton University Center for Human Values e no Centro de Ética da Fundação Edmond J. Safra da Harvard University. Doutorado em Filosofia pela Universidade de Harvard, é autor de "Liberalism and Prostitution" (Oxford University Press, 2010) e coautor "The Legalization of Drugs" (Cambridge University Press, 2005).

Com a intervenção de

João Goulão

Diretor-geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências e coordenador nacional para os Problemas da Droga, das Toxicodependências e do Uso Nocivo do Álcool. Formado em Medicina, foi presidente do Conselho de Administração do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência e integrou a Comissão organizadora da Estratégia Nacional de Luta contra Droga, assente na descriminalização do consumo, redução de riscos e tratamento da toxicodependência.