Notícias

Bem-vindos à Casa das Expressões, um recurso da Escola de Educação

26 de Abril, 2022

Aberta desde outubro de 2021, a Casa das Expressões – um recurso da Escola de Educação – localizada no Penedo em Cascais, surge como resposta à necessidade de oferecer aos estudantes do Ispa espaços polivalentes, flexíveis e melhor equipados para as Expressões Artísticas.


Aqui são lecionadas unidades curriculares dos cursos de Educação (Licenciatura em Educação Básica e Mestrados em Educação Pré-escolar e em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEB) ligadas às expressões, e vivem-se dinâmicas fulcrais no contexto destas: expressão plástica, expressão dramática, expressão musical, expressões físico-motoras, dança e literatura.


Estas instalações da Escola de Educação, que usufruem de um edifício cedido pela Câmara Municipal de Cascais – no contexto do Protocolo de Desenvolvimento e Cooperação existente entre o Ispa e a CMC – permitem acolher estudantes, docentes e outros profissionais do Ispa, em regime de aulas, seminários, reuniões de trabalho e outras dinâmicas de grupo. Têm sido utilizadas pelos estudantes para estudo, trabalhos de grupo e outras atividades direcionadas para a sua formação, como os seminários de acompanhamento aos estágios – Iniciação à Prática Profissional na Licenciatura em Educação Básica e Prática Supervisionada nos Mestrados.


Este espaço permite também acolher outras iniciativas pedagógicas, tais como seminários, workshops e conferências, tendo já recebido um Encontro da Rede Local Educar Melhor em Cascais 2021 | 2022, dinamizado pelo Departamento de Educação da Câmara Municipal de Cascais.


Para além das salas de aula e convívio, a Casa das Expressões do Penedo conta ainda com a Biblioteca Maria Ulrich, onde os estudantes podem consultar e requisitar livros. O espólio bibliotecário da antiga Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich encontra morada aqui, onde tem sido alvo de uma reestruturação, no sentido de reforçar o seu foco nas expressões, disciplinas às quais estes cursos sempre deram primazia.

Esta reestruturação tem estado a cargo do Professor Carlos Lopes, Docente nos cursos de Psicologia e Educação e Diretor do Centro de Documentação do Ispa, em estreita colaboração com a Professora Dora Batalim, especialista em Literatura Infantil e Professora dos cursos de Educação do Ispa.

A Biblioteca Maria Ulrich é também utilizada no âmbito das unidades curriculares de livros e leituras para Crianças, e de Literatura para a Infância.

Pelas suas caraterísticas, as instalações do Penedo permitem acolher eventos mais informais, festivos e de confraternização. Os encontros já organizados por estudantes e docentes da Escola de Educação permitiram o acolhimento e convívio dos diversos cursos e anos de formação, em simultãneo. Neste âmbito, destaca-se o Encontro Inaugural do espaço e o Encontro de Natal, que promoveu a união e partilha entre todos.

No Penedo encontramos ainda um amplo espaço exterior, aberto à comunidade, capacitado de espaço para refeições/piqueniques, espaço de lazer, circuito de manutenção, parque infantil, campo de petanca e campo de jogos de futebol e basquetebol.

Um local acolhedor e familiar que convida à interação e promove os laços comunitários.

Casa das Expressões – instalações pertencentes à Escola de Educação do Ispa
Morada:
Rua Feliciano Castilho, 48
2785-365 Penedo
São Domingos de Rana

Outras
Notícias

ver todas