O seu browser não suporta JavaScript! Lourdes Mata | ISPA – Instituto Universitário
PT

Newsletter ISPA

Corpo Docente

Lourdes Mata
Lourdes Mata

Informação Geral

Categoria Académica: 
Professora Auxiliar
Departamento Cientifico-Pedagógico: 
Psicologia da Educação
Unidade de Investigação: 
Centro de Investigação em Educação
Gabinete: 
228
Extensão: 
219

Qualificações Académicas

Doutoramento em Estudos da Criança, Universidade do Minho, Portugal (2003).

Interesses de Investigação

Envolvimento parental

 

Identificação e caraterização do contexto e de fatores pessoais relacionados com as práticas de envolvimento (literacia e educação) e o desenvolvimento dos filhos

 

Identificação e caraterização dos componentes afetivos do processo de aprendizagem através da escola (motivação, autoconceito e suporto social dos pais e dos pares)

Principais Publicações

Peixoto, F. J. B., Mata, L., Monteiro, V., Sanches, A. C., Ribeiro, R. B., & Pipa, J. (2017). Validação da escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) e análise da estrutura organizativa do autoconceito. Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion e Avaliacao Psicologica, 1(43), 71-87. doi: 10.21865/RIDEP43_71

 

Mata, L., Peixoto, F., Monteiro, V., & Sanches, C. (2017). Emoções face à matemática e progressão na escolaridade – Estudo longitudinal com alunos do 2o e do 3o ciclos de escolaridade. Análise Psicológica, 35(2), 125-144. doi: 10.14417/AP.1227

 

Peixoto, F., Sanches, C., Mata, L., & Monteiro, V. (2016). “How do you feel about math?”: relationships between competence and value appraisals, achievement emotions and academic achievement. European Journal of Psychology of Education, 1-21. doi: 10.1007/s10212-016-0299-4

 

Lopes da Silva, I., Marques, L., Mata, L., & Rosa, M.. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação - Direcção Geral de Educação.

 

Mata, L., Peixoto, F., Monteiro, V., Sanches, C., & Pereira, M. (2015). Emoções em contexto académico: Relações com clima de sala de aula, autoconceito e resultados escolares. Análise Psicológica, 33(4), 407-424. doi: 10.14417/ap.1050