O seu browser não suporta JavaScript! Carlos Lopes | ISPA – Instituto Universitário
PT

Corpo Docente

Carlos Lopes
Carlos Lopes

Informação Geral

Categoria Académica: 
Professor Auxilliar
Departamento: 
Psicologia
Unidade de Investigação: 
Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion
Extensão: 
253

Qualificações Académicas

Doutoramento em Ciências da documentação e Informação, Universidad de Salamanca, Espanha (2006)

 

Interesses de Investigação

Literacia da informação integrada nos processos de ensino-aprendizagem em estudantes universitários.

 

Desenvolvimento de competências em literacia da informação e ciência aberta.

Estratégias formativas na capacitação dos profissionais em literacia em saúde.

Principais Publicações

Antunes, M. L., Sanches, T., Lopes, C., & Alonso-Arévalo, J. (2020). Publicar en el ecosistema de la ciencia abierta. Cuadernos de Documentación Multimedia, 31(4), e71449. https://dx.doi.org/10.5209/cdmu.714491

 

Lopes, C., Sanches, T., Andrade, I., Antunes, M., & Alonso-Arévalo, J. (Eds.). (2016). Literacia da Informação em Contexto Universitário. Lisboa: Edições ISPA. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.12/5067

 

Lopes, C., & Almeida, C. V. (Coords.). (2018). Literacia em saúde: Modelos, estratégias e intervenção. Edições ISPA.

 

Lopes, C., & Almeida, C. V. (Coords.). (2019). Literacia em saúde na prática. Edições ISPA. [ebook]. http://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/7305

 

Lopes C., Antunes M. L., Sanches T. (2019) Information Literacy and Open Science: Before and After the New ACRL Framework. In S. Kurbanoğlu et al. (Eds.), Information Literacy in Everyday Life. ECIL 2018. Communications in Computer and Information Science, vol 989. Springer, Cham (pp. 244-253). doi:  https://doi.org/10.1007/978-3-030-13472-3_23 (Online: ISBN978-3-319-52162-6)

 

Pinto, M., Fernández-Pascual, R., Lopes, C., Antunes, M. L., & Sanches, T. (2020). Perceptions of information literacy competencies among future psychology professionals: a comparative study in Spain and Portugal. ASLIB: Journal of Information Management. 2020 December 3. [Early cite]. https://doi.org/10.1108/AJIM-04-2020-0103

 

Sanches, T., Antunes, M. L., Lopes, C. (Eds.). (2019). Improving the academic writing experience in higher education. Nova Science Publishers.