Doutoramento na Universidad de Navarra (1991) com equivalência na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1995)
Filosofia da Educação, Orientação da Aprendizagem, Relação pedagógica, Intencionalidade pedagógica, Diferenciação pedagógica, Avaliação formativa.
"Prática da correção de testes como estratégia de diferenciação pedagógica em contexto escolar", in Livro de Atas do 2.º Congresso Internacional da Criança e do Adolescente, Lisboa: Eventqualia, Lda. (2018)
"Ensinar a Pensar e Sucesso educativo. Programa de Enriquecimento Instrumental de Reuven Feuerstein", Lisboa: Chiado Editora. (2015)
"Práticas da componente de apoio ao estudo no ensino básico" em Atas XII I Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. Lisboa: ed. ISPA – Instituto Universitário (2015)
"Feuerstein e o Programa Básico de Enriquecimento Instrumental" em "Infâncias Possíveis, Mundos Reais. 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança. Resumos", Braga: ed. Instituto de Estudos da Criança. Universidade do Minho. (2008)
"Aprendendo a viver juntos. Fases e Faces da comunicação interpessoal", Lisboa: Livros Horizonte. (2004)