O seu browser não suporta JavaScript! Visto e Autorização de Residência | ISPA – Instituto Universitário
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Visto e Autorização de Residência

 

Um estudante estrangeiro não comunitário que pretenda ingressar no ISPA, deverá:

 

a) Possuir passaporte válido, com validade superior em pelo menos três meses à duração da estadia pretendida;
b) Ter visto válido e adequado à finalidade pretendida, caso seja necessário. O visto deve ser sempre solicitado numa missão diplomática ou posto consular de carreira português sedeado no estrangeiro.

 

Visto de Residência

O Visto de Residência para Estudo é concedido para obtenção de autorização de residência para os efeitos indicados. O nacional de Estado parceiro deve:

  • Possuir documento de viagem, cuja validade cubra pelo menos a duração prevista da estada;
  • No caso de ser menor de idade nos termos da legislação nacional, seja autorizado por quem exerce o poder paternal para a estada prevista;

 

Só é possível obter o visto de estudo apresentando os seguintes documentos:

- Requerimento em modelo próprio;
- Documento de viagem válido (mais de três meses após validade do visto);
- Três fotos tipo-passe;
- Certificado de registo criminal;
- Atestado médico ou seguro de saúde;
- Comprovativo das condições de alojamento em Portugal;
- Comprovativo da existência de meios de subsistência em Portugal;
- Comprovativo de Matrícula ou Carta de Aceitação emitida pelo ISPA.

 

Um estudante só poderá matricular-se no ISPA se, antes de sair do seu país, tiver obtido o Visto de Residência para Estudo, qualquer que seja a duração do período de estudos. Relembramos a necessidade de encaminhar a candidatura com antecedência, relativamente aos prazos indicados, dado que a obtenção do Visto de Estudo poder demorar até 60 dias após a entrada do pedido.

 

Autorização de Residência
O Visto de Residência para Estudo é válido pelo período de 120 dias (cerca de 4 meses). À chegada a Portugal, os alunos deverão contactar o SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para agendamento de uma reunião para obtenção da Autorização de Residência.
A Autorização de Residência é válida durante um ano. A renovação deste documento deverá ser feita 30 dias antes da sua data de expiração, mediante marcação de nova reunião com o SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Esta informação não dispensa a consulta junto do SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

 

Contactos Úteis

Alto Comissariado para as Migrações: informacoes@acidi.gov.pt

 

Linha SOS Imigrante: 808 257 257

 

Centros de Contacto do SEF 

 

Embaixada do Brasil em Lisboa
Quinta de Mil Flores, Estrada das Laranjeiras, nº 144 – 1649-021 Lisboa.
Telefone: 21 7248510; Fax: 21 7267623
E-mail: cultural@embaixadadobrasil.pt ; porfirio.lopes@embaixadadobrasil.pt

 

Consulado-Geral do Brasil
Praça Luís de Camões, nº 22- 1º andar, 1200-243 Lisboa.
Fax: 21-347-3926; E-mail: consbras.lisboa@netcabo.pt

 

 

Os estudantes deverão fazer-se acompanhar de boletim de vacinas.