O seu browser não suporta JavaScript! Suplemento ao Diploma | ISPA – Instituto Universitário
PT

Newsletter ISPA

Suplemento ao Diploma

O Suplemento ao Diploma é um documento complementar da certidão ou diploma de curso, cujo objectivo é melhorar a «transparência» internacional e facilitar o reconhecimento académico e profissional das qualificações (diplomas, graus universitários, certidões, etc.). Consiste numa descrição da natureza, nível, contexto, conteúdo e estatuto dos estudos realizados com êxito pelo titular do diploma original a que este suplemento está apenso. Nele, são de excluir todas as informações que possam conter juízos de valor, declarações de equivalência ou sugestões de reconhecimento.

 

O Suplemento ao Diploma pretende constituir um instrumento flexível e não-normativo, destinado a economizar tempo, recursos financeiros e trabalho, podendo ainda adaptar-se às necessidades locais. É, também, um documento facilitador da mobilidade, incluindo informações complementares sobre toda e qualquer qualificação do titular, devendo ser produzido na língua original e noutra língua comunitária.

 

Os Centros Nacionais de Informação sobre o Reconhecimento Académico (NARIC) de cada país emitem o Suplemento ao Diploma baseando-se num modelo criado por um grupo de trabalho conjunto que integra a Comissão Europeia, o Conselho da Europa e o Centro Europeu para o Ensino Superior da UNESCO (UNESCO/CEPES). É composto por oito capítulos que contemplam informação sobre o titular da qualificação, a identificação da qualificação, o seu nível, os conteúdos, resultados obtidos e a função da qualificação e, também, informações complementares, autenticação do suplemento e informações sobre o sistema de ensino superior do país.

 

Portaria n.º 30/2008

 

Perguntas mais comuns:

 

O que não é o Suplemento ao Diploma?

 

  • Não é um curriculum vitae; 
  • Não é um substituto ou uma transcrição da qualificação original; 
  • Não é um sistema automático que garanta o reconhecimento.

 

Que mais-valias traz aos estudantes?

 

  • Uma qualificação mais compreensível e facilmente comparável no estrangeiro; 
  • Uma descrição exacta dos estudos superiores realizados e das competências adquiridas durante a sua frequência; 
  • A concessão do reconhecimento das qualificações de uma forma mais equitativa e mais justa; 
  • Um acesso mais facilitado às oportunidades de emprego e à continuação dos estudos no estrangeiro; 
  • A contribuição para uma melhor inserção no mercado de trabalho.

 

Para que é necessário?

 

  • Em todo o mundo emergem novas áreas de formação e os países estão constantemente a introduzir alterações nos seus sistemas de ensino, quadro de qualificações e nas suas estruturas educativas.
  • Simultaneamente, a mobilidade europeia é um fenómeno cada vez mais acentuado, sendo o justo reconhecimento das qualificações uma expectativa actual da cidadania europeia.

 

O Suplemento ao Diploma surge como resposta a estes desafios, dado que:

 

  • Promove a transparência no ensino superior; 
  • Adapta-se à rápida evolução das formações académicas; 
  • Promove a mobilidade, a formação contínua e o acesso à mesma; 
  • Promove a efectuação de avaliações equitativas e precisas das qualificações académicas e profissionais.

 

 

O ISPA adoptou um modelo próprio, que respeita as orientações e estrutura recomendada pela Comissão Europeia, Conselho da Europa e UNESCO/CEPES.

 

Concretamente, ao nível das informações complementares a incluir no Suplemento, o ISPA definiu como actividades e elementos a mencionar: Caracterização de estágios curriculares, extracurriculares e profissionalizantes (locais, supervisores, duração), funções como membro de órgãos do ISPA estatutariamente previstos até à data de emissão do Suplemento ao Diploma; funções como membro dos diferentes órgãos académicos estatutariamente previstos até à data de emissão do Suplemento ao Diploma; actividades desenvolvidas na qualidade de membro da Associação de Estudantes; prémios de mérito académico; estágio não curricular, validado pelo ISPA no âmbito de parcerias/acordos estabelecidos; participação em trabalhos/projectos/estudos extracurriculares supervisionados academicamente e reconhecidos pelo Conselho Científico do ISPA; frequência de acções de Formação promovidas pelo Departamento de Formação Permanente do ISPA; colaboração em publicações; participação em programas de mobilidade internacional; participação na organização de eventos científicos, culturais, desportivos, reconhecidos pelo ISPA.

 

 

Mapa das Actividades Elegíveis para o Suplemento ao Diploma:

 

Nome da Actividade
Dirigente Associativo
Membro do Conselho Pedagógico
Membro da Assembleia de Representantes
Mobilidade ao Abrigo de Programas Europeus e/ou Protocolos de Cooperação
Participação em Programas Intensivos no âmbito do Programa SOCRATES/ERASMUS
Estágios Curriculares no Estrangeiro/Programa Leonardo da Vinci
Estágio curricular
Cursos do Departamento de Formação Permanente
Teatro
Tuna
Participação em Projectos de Investigação
Participação em Projectos Culturais

 

Para inserção de informações complementares no Suplemento ao Diploma deverá utilizar o seguinte modelo

 

O Suplemento ao Diploma é emitido em Português e em Inglês e é produzido automática e gratuitamente para todos os alunos após a sua graduação.

 

Diploma Supplement is issued both in Portuguese and in English and is given automatically and free of charge to every student upon graduation.

 

Exemplo do suplemento ao diploma

Exemplo 1º Ciclo (PT)/(EN)

Exemplo 2º Ciclo (PT)/(EN)

Exemplo Mestrado Integrado (PT)/(EN)

 

Informação sobre o Sistema de Ensino Superior Português