O seu browser não suporta JavaScript! Prestígio | ISPA – Instituto Universitário
PT

Prestígio

Fachada ISPAFundado em 1962, o ISPA é pioneiro no ensino, investigação e intervenção na área das ciências do comportamento. Desde então o seu projecto universitário tem merecido o reconhecimento e distinção das mais prestigiadas entidades nacionais e estrangeiras pela singularidade sua e excelência.

  

1977
O ISPA edita a “Análise psicológica” primeira publicação científica nacional na área da psicologia e desde então referência editorial na área.

 
1980
No inicio da década de 80 do século passado quando o ensino  da psicologia era ainda insipiente na restante rede universitária púbica o ISPA ministrava já cursos de pós-graduação, mestrados e formação avançada em parceria com algumas das melhores universidades europeias (Université de Provence - França; Centre de Recherches et D'Etudes Freudiennes - Université Paris X; Kingston University - U.K.; Université de Rennes; Université Paris VII; Regent’s College – School of Psychotherapy and Counselling U.K.; Universidade de Essen - Alemanha; Universidade de Barcelona - Espanha; Universidade de Massachusetts – Lowell, EUA; Université Strasbourg - França, University of Bristol, U.K.)

Desde então o ISPA tem sido a instituição de ensino superior com a mais vasta e abrangente oferta formativa pós-graduada e especializada em Portugal no âmbito das ciências do comportamento incluindo o comportamento animal (Etologia).

 

2002
Em 2002, fruto do protocolo de parceria com a Universidade Nova de Lisboa o ISPA passou a ministrar, conjuntamente, o programa doutoral em Psicologia Aplicada e, a partir de 2009, a conceder em associação o grau de doutor em Ciências da Educação (3º ciclo).

 
2006
Em 2006, no quadro da nova organização introduzida pelo processo de Bolonha, a licenciatura do ISPA, conjuntamente com as congérenes das Universidades de Lisboa, Coimbra, Porto e Minho, foi adequada ao formato de mestrado integrado, sendo assim uma das 5 licenciaturas em Portugal a cumprir os requisitos exigidos para esta adequação.

1998, 2010
No final da década de 90 do século passado, com a generalização do processo de avaliação do ensino superior da responsabilidade da então Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior – CNAES, a licenciatura em psicologia aplicada do ISPA foi continuadamente reconhecida como uma das três melhores licenciaturas nesta área do conhecimento.

 
Em 2009 foi aprovado em Conselho de Ministros o Diploma que consagra a conversão do ISPA em Instituto Universitário constituindo novo marco histórico no desenvolvimento do ISPA que viu assim reconhecida, mais uma vez, a excelência da sua matriz institucional.

 

Em 2010, já no âmbito do novo regime de avaliação e acreditação do ensino superior o ISPA viu acreditados preliminarmente pela Agencia de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior – A3ES todos os cursos conducentes a grau académico (licenciaturas, mestrados e doutoramentos) facto que reforça a sua singularidade no panorama do ensino superior particular.

Com um projecto científico e pedagógico abrangente o ISPA, para além de Licenciaturas (1º Ciclo), Mestrados (2º Ciclos) e Pós-Graduações passou a organizar programas doutorais próprios (atribuindo autonomamente e em consequência o grau de Doutor a partir de 2009/2010) e a conferir grau académico noutros âmbitos científicos, em particular nas ciências da vida, com a entrada em funcionamento da licenciatura em Biologia (1º ciclo) em 2010/2011 e do Mestrado em Biologia Marinha e Conservação (2º ciclo) recentemente acreditado pela A3ES a iniciar em 2012/13.

 

Ao longo da sua história o ISPA estabeleceu uma assinalável rede de parcerias com instituições de referencia nacionais e internacionais, Universidades, Centros de Investigação, Organizações Governamentais e não Governamentais e Empresas, destacando-se neste âmbito os consórcios para atribuição de graus conjuntos com a Universidade Nova de Lisboa, O Instituto Gulbenkian de Ciência e a Fundação Champalimaud - Centre for the Unknown.

 

Reconhecimento público

O ISPA tem visto reconhecido de forma continuada a excelência das suas actividades de I&D merecendo as suas unidades de investigação na área das ciências do comportamento e ciências biológicas as mais altas classificações da Fundação para a Ciência e Tecnologia – FCT e de entidades internacionais. Os seus docentes e investigadores participam em relevantes actividades de consultoria e projetos de intervenção nos mais diversos domínios e integram prestigiados painéis científicos internacionais.

 

Com a mais vasta comunidade de diplomados e profissionais de psicologia em Portugal o ISPA é uma referência incontornável na afirmação da representação social e na produção e transferência de conhecimento nesta área. Esta realidade tem sido sucessivamente relevada por especialistas e profissionais em estudos independentes por entidades de avaliação e regulação profissional, técnica e científica. Em 2013 foi atribuido ao ISPA o Prémio Nacional da Ordem dos Psicologos tornando-se assim a primeira instituição/personalidade a merecer esta importante distinção.

 

ISPA, a consciência do passado ajuda-nos a projetar o futuro