O seu browser não suporta JavaScript! Oferta formativa | ISPA – Instituto Universitário
PT

Newsletter ISPA

Oferta formativa

A oferta formativa do ISPA  encontra-se adequada ao modelo definido no quadro do Processo de Bolonha. A organização dos planos de estudos obedece ao modelo de três ciclos, conducentes, respetivamente, ao grau de licenciado, de mestre e de doutor.
 
Nas áreas da Psicologia o modelo implementado no ISPA é o de ciclo de estudos integrado conducente ao grau de mestre (mestrado integrado), com uma duração de dez semestres, 300 Créditos ECTS, sendo assim consonante com as melhores práticas nacionais e europeias. 
 
O ISPA tem em funcionamento 4 primeiros ciclos (licenciaturas), 1 mestrado integrado (com três especializações: nas áreas de Psicologia Clínica, Educacional e Social e das Organizações), 4 segundos ciclos (mestrados) e 2 terceiros ciclos (programas doutorais).
  
O ISPA oferece também um vasto conjunto de cursos de especialização e de estudos avançados, bem como diversos outros cursos na área da Educação Contínua, constantes de um catálogo próprio, cursos de verão e Estudos Seniores.
 
1º ciclo (Licenciatura)
Os ciclos de estudos conducentes ao grau de licenciado no ISPA têm uma duração de seis semestres curriculares a que correspondem 180 créditos ECTS.  
 
Os planos de estudos destes ciclos de estudos são compostos por um conjunto organizado de unidades curriculares, de uma ou mais áreas científicas (obrigatórias e optativas).
  
O grau de licenciado poderá igualmente ser conferido no âmbito de um ciclo de estudos integrado conducente ao grau de mestre (Mestrado Integrado, 300 créditos ECTS). Nestes casos será conferido o grau de licenciado (com uma designação diferente da do respetivo grau de mestre) aos que tenham realizado os 180 créditos correspondentes aos primeiros seis semestres curriculares do plano de estudos
  
2º ciclo (Mestrado)
O ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre no ISPA têm uma duração de quatro semestres, a que correspondem 120 créditos ECTS.
 
Este ciclo de estudos integra:
 
Um curso de especialização, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares denominado curso de mestrado, a que correspondem 50% do total de créditos do ciclo de estudos (60 ECTS).
 
Uma dissertação de natureza científica e  um estágio objeto de relatório final a que correspondem 50% do total de créditos do ciclo de estudos (60 ECTS).
 
Aos estudantes que obtenham aprovação a todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do curso de mestrado (componente curricular do respetivo ciclo) pode ser atribuído um diploma de curso de mestrado (não conferente de grau) e, aos que se inscrevam na dissertação e obtenham aprovação no respetivo ato público de defesa, é conferido o grau de Mestre.
 
Mestrado Integrado
O grau de Mestre pode ser conferido no âmbito de um ciclo de estudos integrado conducente ao grau de mestre - Mestrado Integrado - com 300 créditos ECTS e uma duração de 10 semestres curriculares de trabalho, nos casos em que, para o acesso ao exercício de uma determinada atividade profissional essa duração seja fixada por normas legais ou resulte de uma prática estável e consolidada na União Europeia.
 
3º ciclo (Doutoramento)
Os ciclos de estudos conducentes ao grau de Doutor têm uma duração compreendida entre 6 e 8 semestres, a que correspondem respetivamente 180 e 240 créditos ECTS.
  
Estes ciclo de estudos integram:
 
A elaboração de uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade.
 
A realização de unidades curriculares dirigidas à formação para a investigação, cujo conjunto se denomina curso de doutoramento.
 
O grau de Doutor será conferido aos que tenham obtido aprovação no ato público de defesa da tese.

 

Formação especializada

Os programas de formação especializada do ISPA proporcionam soluções formativas de alto nível de natureza pós-graduada. Estes programas poderão funcionar em parceria com outras instituições universitárias, organizações profissionais ou sociedades ciêntificas.

 

Oferta formação contínua
O ISPA têm uma forte tradição na área de formação contínua sendo esta desde sempre assumida como uma actividade primordial de extensão universitária e de transferência de conhecimento para a sociedade.
 
A formação contínua é valorizada pelo elevado potencial científico e pedagógico do ISPA e oferece programas de qualidade, flexíveis, dirigidos a diversos públicos e distintas categorias profissionais e, em geral, a todos os interessados na atualização e aprofundamento de conhecimentos técnico-científicos ou na sua valorização cultural.

 

 

Informação complementar:

Processo de Bolonha