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Missão, Visão e Valores

 

Nos termos dos seus estatutos, o ISPA têm como missão: “a qualificação de alto nível e a produção e difusão do conhecimento nos domínios das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, bem como a formação cultural, tecnológica, científica e cívica dos seus estudantes num quadro de referência internacional. O ISPA assegura também a articulação entre o estudo, o ensino, a investigação e as necessidades do meio social através de projetos de intervenção, da prestação de serviços à comunidade e de outros meios de extensão universitária como forma de contribuir para o bem-estar de Pessoas e para uma melhor Sociedade.”

 

A missão institucional desenvolve-se assim por três domínios primordiais (ensino, investigação e extensão universitária) e têm por referencial um quadro de valores que têm conformado e distinguido a sua matriz identitária.

 

São valores institucionais:

 

    a) Pensamento crítico - Promoção de uma consciência crítica da realidade assente no conhecimento científico
        que forme cidadãos interventivos capazes de agir de forma ética e socialmente responsável em democracia;

    b) Excelência - Desenvolvimento de padrões de exigência, de rigor e de profissionalismo, com base
        no reconhecimento do mérito e tendo em vista uma melhoria constante do desempenho;

    c) Inovação – Incentivar a criatividade e uma postura proactiva como contribuição para a valorização institucional;

    d) Humanismo - Adoção de uma cultura que assenta no respeito pela pessoa humana nas suas múltiplas facetas,
        no reconhecimento do direito à diferença e na igualdade de oportunidades;

    e) Solidariedade - Desenvolvimento de um sentido de justiça e de responsabilidade social e da sua prática.

 

Ao longo da sua história, o ISPA sempre se soube reinventar no respeito profundo pela liberdade e pluralidade de pensamento e opinião, na valorização da solidariedade e do humanismo e na promoção da criação prosseguindo a sua visão institucional, procurando “constituir-se como uma referência universitária nacional e internacional na área das Ciências do Homem e da Vida, reconhecida pelos seus serviços de qualidade e relevância social, com práticas criativas e inovadoras.”

 

É pois neste contexto que o ISPA estabelece como objetivos estratégicos:

 

    a) Formação de alto nível nas dimensões científica, técnica, profissional, cultural, artística e ética, nos domínios
        da formação inicial, avançada e contínua desenvolvida em ambientes ensino-aprendizagem estimulantes
        e exigentes
    b) Investigação cientifica fundamental e aplicada que cumpra elevados padrões de excelência, sujeita ao escrutínio
        e avaliação independente e procure resposta às grandes questões da sociedade nas áreas de conhecimento
        das ciências psicológicas sociais e da vida.

    c) Transferência de conhecimento para a sociedade através de um portfolio integrado e articulado que inclua a oferta
        formativa (académica, especializada, a formação profissionalizante e “à medida”). A prestação de serviços
        especializados, a criação e desenvolvimento e registo de soluções aplicadas.

    d) Promoção de ambiente propício ao empreendedorismo e à pró-atividade apostando no desenvolvimento
        de dispositivos de suporte a novas iniciativas e à valorização do conhecimento técnico e científico. 

    e) Internacionalização dando continuidade ao reforço de redes de parcerias nos espaços geográficos naturais.
        Europa e comunidade de países lusófonos promovendo a mobilidade académica (estudantes, docentes
        e investigadores).

    f) Dinamização cultural e artística que envolva ativamente a comunidade académica e reforce as relações
        de proximidade com a sociedade civil e o acesso a produtos culturais.

    g) Desenvolvimento das parcerias institucionais aprofundando estratégias de cooperação e potenciando sinergias
        destacando, em particular, a organização e titulação conjunta de programas de estudos.

    h) Reforço da sustentabilidade institucional em contextos globalizados e fortemente competitivos.