O seu browser não suporta JavaScript! Mediação Institucional em EtnoPsicologia | ISPA – Instituto Universitário
PT

Newsletter ISPA

Mediação Institucional em EtnoPsicologia

A Mediação Institucional propõe uma intervenção realizada diretamente nos locais de atendimento (hospitais, centros de saúde, escolas, instituições de acolhimento, entre outros), com vista a analisar as situações de impasse e promover novas soluções.

 

Esta intervenção procura criar pontes e ligações entre diferentes especialidades e domínios, e melhorar a qualidade comunicativa entre profissionais e pacientes, facilitando o acesso dos utentes aos serviços.

A Mediação Institucional é desenvolvida pela equipa multidisciplinar do Centro, que integra psicólogos clínicos, psicoterapeutas, antropólogos, mediadores linguísticos e culturais.

 

As sessões de Mediação têm aproximadamente 2h de duração.

 

A Mediação é realizada na instituição solicitadora, na presença do próprio utente, que assim é considerado membro ativo e participativo no próprio projeto, dando voz às suas vivências pessoais e culturais e significados atribuídos à sua situação.

 

A equipa multidisciplinar integra um mediador linguístico e cultural, quando necessário, e o técnico de saúde responsável pelo projeto (terapêutico ou social) do utente.

 

O processo de Mediação permite interrogar e explicitar as intervenções e propor um projeto adequado às várias partes envolvidas, promovendo assim uma resposta institucional sensível à especificidade de cada caso.