O seu browser não suporta JavaScript! ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida | ISPA – Instituto Universitário
PT

Newsletter ISPA

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida

 
Iniciou a sua atividade em 1962 como Instituto de Ciências Psicológicas e veio a adotar a designação de Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) em 1964. Desde então o ISPA constituiu-se como uma referência incontornável no ensino superior em Portugal.
 
Pioneiro no ensino e investigação na área das ciências psicológicas e do comportamento, o ISPA é reconhecido nacional e internacionalmente pela excelência do seu projeto pedagógico científico e cultural, pela qualidade da sua atividade científica e pela relevância da sua extensão universitária.
 
O projeto ISPA estrutura-se segundo uma matriz de desenvolvimento institucional que concilia seis linhas força essenciais:
 
  1. Constituição de um corpo docente próprio prestigiado e qualificado;
  2. Atividade científica e pedagógica de alto nível, plural e multidisciplinar;
  3. Produção científica relevante, internacionalmente reconhecida e referenciada;
  4. Uma aposta clara na internacionalização através de parcerias fortes com instituições universitárias e centro de investigação e intervenção de referência;
  5. Atividade editorial diversificada com títulos que são, atualmente, referências nas áreas das ciências sociais, da educação e do comportamento;
  6. Intervenção social e comunitária relevante, permanente e diversificada.
 
2009 representou mais um marco histórico no seu desenvolvimento institucional com a sua reconversão em Instituto Universitário, no quadro do novo modelo organizativo do ensino superior. O ISPA foi a segunda instituição em Portugal e a primeira no subsistema do ensino superior privado a satisfazer os requisitos formais e o nível de qualificação exigidos para esta adequação organizacional.
 
Com esta nova matriz institucional o ISPA ministra, de forma autónoma, todos os graus académicos previstos no quadro da organização dos estudos introduzido pelo Processo de Bolonha (1ºs Ciclos – Licenciaturas, 2ºs Ciclos – Mestrados, Mestrados Integrados, 3ºs Ciclos - Doutoramentos) alargando também a sua oferta formativa a outras áreas do conhecimento com particular destaque das ciências da vida.
 
É neste contexto que é criado, em 2009, o Centro de Biociências do ISPA e se inicia, em 2010, o funcionamento da Licenciatura em Biologia, em 2013 o Mestrado em Biologia Marinha e Conservação e em 2014 a Licenciatura em Bioinformática.
Esta nova realidade traduz também a excelência do projeto pedagógico e científico do ISPA nesta área do conhecimento, alicerçado na elevada qualificação e prestígio do seu corpo docente e nas mais elevadas classificações atribuídas, por entidades independentes.
 
As atividades de extensão universitária e transferência de conhecimento para o exterior são, desse sempre, uma vertente distintiva do ISPA. Neste domínio destacam-se os diversos serviços de consultoria e acessoria a entidades nacionais e internacionais (públicas e privadas) prestados pelo seu corpo docente e as estruturas de extensão universitária como o Centro de Avaliação Psicológica, Centro da Criança e da Família ou a Clinica Universitária de Psicologia.
 
Em 2012 o ISPA celebrou o seu cinquentenário. Foram cinquenta anos de desenvolvimento institucional a todos os títulos assinalável que determinaram de forma decisiva a história, a afirmação e o reconhecimento da psicologia, das ciências do comportamento e da vida em Portugal. 
 
Sendo uma da mais antigas instituições de ensino superior em Portugal, o ISPA ajudou a elevar os padrões e a vocação universalista e multicultural do ensino superior no respeito pelos valores que distinguem e afirmam a excelência de um projeto universitário.