O seu browser não suporta JavaScript! Documentos do SIGQ | ISPA – Instituto Universitário
PT

Newsletter ISPA

Documentos do SIGQ

 

A garantia de qualidade é central na atividade institucional, tendo sido sempre esta a linha de força da matriz identitária do ISPA contribuindo decisivamente para a sua afirmação, projeção e representação social.
 
A adoção de políticas institucionais para a qualidade e a definição dos respetivos planos operacionais têm vindo a ganhar relevância crescente nas orientações estratégicas das instituições de ensino superior sendo claramente explicitadas no atual quadro jurídico e normativo nacional e nos padrões europeus.
 
Em setembro de 2010 o ISPA iniciou o projeto de implementação do seu sistema formal de garantia de qualidade nas principais vertentes da dimensão universitária: o Ensino, a Investigação e a Extensão Universitária.
 
Este projeto está naturalmente ancorado nos European Standards and Guidelines (ESG) e desenvolve-se em três vetores essenciais:
1-Estabelecimento de um quadro organizacional de referência para a qualidade;
2-Sensibilização de todos os atores envolvidos com particular enfoque nos estudantes;
3-Construção de uma infoestrutura de suporte e de um painel de indicadores/descritores de apoio à decisão, consubstanciado num Sistema de Informação de Gestão (SIG).

 

O Manual de Qualidade (MQ), o Plano de Qualidade (PQ) e o Manual de Processos (MP) constituem o suporte documental do Sistema Interno de Garantia de Qualidade (SIGQ).

 

Enquanto no MQ se apresentam as formas de organização e funcionamento do sistema, o PQ está associado à estratégia institucional apresentando o respetivo plano de ação para um determinado horizonte temporal.

 

O SIGQ tem por referência os padrões europeus, as determinações do RJIES a as orientações das entidades nacionais e internacionais de avaliação e certificação.

 

Consulte ainda: 

Referencias do SIGQ 

Contactos e ligações uteis