O seu browser não suporta JavaScript! Centro de EtnoPsicologia Clínica - Parcerias | ISPA – Instituto Universitário
PT

Centro de EtnoPsicologia Clínica - Parcerias

 

INICIO EQUIPA GRUPO DE INVESTIGAÇÃO EVENTOS E FORMAÇÕES PARCERIAS

 

As atividades do Centro foram financiadas pelo Alto Comissariado para as Migrações no período entre 2014 e 2015, através do Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (FEINPT), desenvolvendo parcerias com instituições escolares e ao nível da saúde.

 

Em 2015, o Centro íntegra a PAR (Plataforma de Apoio a Refugiados) para fornecer serviços gratuitos de formação específica e consultadoria no âmbito da etnopsicologia clínica a todas as instituições e parceiros que integram esta plataforma.

 

No decurso do ano de 2016 e 2017 realizam-se inúmeros pedidos de instituições diversas que acolhem refugiados no sentido de poderem receber alguma formação e consultadoria.

 

De Outubro de 2017 a dezembro de 2018, foi constituído um acordo entre o ISPA – Instituto Universitário / CEC e a OIM (Organização Internacional para as Migrações/International Organization for Migration) para a prestação de serviços (acompanhamento psicológico) e investigação inscritas no programa de retorno voluntário de migrantes e refugiados aos países de origem. (ARVoRe).

 

Encontra-se em desenvolvimento um projeto de investigação-intervenção no Agrupamento de Escolas Pedro Alexandrino, em parceria com a Câmara Municipal de Odivelas que visa caraterizar e conhecer a dinâmica dos alunos imigrantes, em particular provenientes da Ásia Meridional com a comunidade escolar, ao nível do acolhimento, inclusão, aprendizagem e representações, constituindo-se uma projeto de Intervenção numa lógica de co-construção, com as famílias, alunos, comunidade escolar alargada e comunidades religiosas.