O seu browser não suporta JavaScript! Centro de EtnoPsicologia Clínica | ISPA – Instituto Universitário
PT

Centro de EtnoPsicologia Clínica

 

INICIO EQUIPA GRUPO DE INVESTIGAÇÃO EVENTOS E FORMAÇÕES PARCERIAS

 

 

O Centro de Etnopsicologia Clínica (CEC) é um centro de solidariedade social com atividades de investigação e intervenção, do ISPA – Instituto Universitário, integrado do APPsyCI - Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion.

 

Iniciou a sua atividade em 2012 com uma equipa multidisciplinar composta por psicólogos clínicos, psicanalistas e antropólogos e tem vindo a constituir uma rede de serviços clínicos, de formação, supervisão e mediação institucional, culturalmente informados e com uma metodologia inovadora:

 

Consulta de Psicologia Transcultural
Disponibiliza serviços de avaliação e acompanhamento clínicos, culturalmente informados, integrando intérpretes, mediadores culturais/linguísticos.

 

Mediação Institucional Clínica

Dirigida a instituições e profissionais de saúde e educação que se confrontem com situações clínicas/educativas em que a associação de aspetos psicológicos, sociais e culturais se evidencia.

 

Consultoria Clínica Transcultural
Dirigida a profissionais que trabalham em serviços, públicos ou privados, oferece um espaço de formação, supervisão e intervisão que permita elaborar respostas diferenciadas face a problemáticas em que os aspetos psicológicos, sociais e culturais se articulam.

 

O Centro foi criado perante a necessidade de constituir e criar modelos e metodologias terapêuticos, que incluam como elemento central a competência cultural e social e a atenção às especificidades linguísticas, através da promoção da mediação cultural clínica. Neste sentido, ao interrogar e reformular as atuais e dominantes lógicas de avaliação diagnóstica e de intervenção, atua na clínica com uma compreensão do sujeito tomado na sua dimensão histórica, psicossocial, cultural e política, desconstruindo as habituais lógicas de psicopatologização e de medicalização.

 

A nível institucional, o Centro opera junto de entidades envolvidas na educação e na saúde e desenvolve projetos de investigação-ação e formação-supervisão no sentido de potenciar as possibilidades de melhor acolher e incluir as populações migrantes na sua diversidade e contextos.

 

Integrado numa rede nacional e internacional, o CEC desenvolve também projetos de investigação e formação em parceria com diferentes entidades.

 

Atualmente a atividade clínica do Centro é cofinanciada no âmbito do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) oferecendo uma resposta especializada de Consultas para migrantes nacionais de países terceiros (NPT), Serviço de Consultoria Clínica Transcultural e de Mediação Institucional Clínica.

 

Não existem restrições de acesso à Consulta de Etnopsicologia Clínica ou à Mediação Institucional em virtude da área de residência ou do estatuto jurídico do utente.

 

Para informações adicionais ou pedidos de consulta:

Tel: 215 986 105 (disponível de 2ª a 6ª feira entre as 9h00 e as 15h00)
E-mail: cec@ispa.pt
Morada: Rua Jardim do Tabaco, 74, 2º. 1149-041 Lisboa