O seu browser não suporta JavaScript! Sessão Solene 2012 | ISPA – Instituto Universitário
PT

Sessão Solene 2012

Abertura do Ano Lectivo

A cerimónia de abertura do ano lectivo 2011-2012 marcou o início de uma nova etapa na vida do ISPA - Instituto Universitário. Rui Oliveira, reitor do ISPA, abriu a sessão, apresentando a nova identidade da instituição, agora denominada ISPA – Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. O novo logótipo foi apresentado a todos os presentes como uma evolução natural de uma escola quase a cumprir 50 anos de existência e que se expandiu a diversas áreas do conhecimento.

 

Os discursos prosseguiram com as intervenções da Presidente do Conselho Pedagógico, Vera Monteiro; da Vice-Presidente do Conselho Cientifico, Manuela Veríssimo, e da Presidente da Comissão de Gestão da Associação de Estudantes, Lia Bernardino. A oração de sapiência foi proferida pelo professor Eduardo Sá, cujo foco se incidiu particularmente na Psicanálise.

 

Após a entrega dos diplomas de melhores alunos dos diferentes cursos, procedeu-se à entrega dos diplomas dos primeiros doutorados do ISPA - Instituto Universitário. Por conseguinte, foi apresentado o modelo da beca dos doutorados do ISPA, desenhada pelos jovens criadores de moda Ricardo Barbosa e Diogo Ângelo.

 

Um dos pontos altos da manhã de 11 de Outubro foi a homenagem prestada ao professor Vítor Almada, em reconhecimento dos seus muitos anos de trabalho no desenvolvimento da área de Biologia no ISPA. O discurso de homenagem ficou a cargo do professor Manuel Eduardo dos Santos, primeiro “discípulo” de Vítor Almada.

 

A sessão solene prosseguiu com o seu programa cultural. Primeiro, com a inauguração da exposição “Atira barro à parede” resultado do trabalho de quatro jovens artistas, com formação em escultura: Catarina Cid, Margarida Mata, Clara Almada e Stefania Barale.

 

Por fim, tempo para ver e ouvir o mini-concerto com repertório de Carlos Paredes e Ricardo Marques e interpretação de Ricardo Marques e Joana Pereira. O porto de honra oferecido aos convidados deu por encerrada a sessão solene do ano lectivo 2011-2012.